terça-feira, 15 de novembro de 2011

O que faz o Especialista em Educação Básica na Escola?

O que faz o Especialista em Educação Básica na Escola?
Hoje, a atuação do Especialista em Educação Básica está situada no contexto mais crítico, mais reflexivo da própria realidade educacional. Há um grande desafio para o Especialista em Educação Básica, caracterizado por uma mudança radical na proposta de suas funções, que deixa de enfatizar, em primeiro lugar, a ajuda que se deve prestar ao aluno nos seus desajustamentos emocionais, para se fixar numa função mais política, mais social, que se preocupa com a escola como um todo e com o compromisso que o Especialista deve assumir com o momento histórico, com a formação do cidadão mais consciente, crítico e participativo.Desta forma, atuação do Especialista em Educação Básica tem se voltado para promover a ação-reflexão da prática escolar, integrando as ações educativas de forma a facilitar as relações de aprendizagem, promover a socialização do conhecimento, ampliando as possibilidades do aluno de compreender e agir no mundo como cidadão crítico e participativo, elementos essenciais para a democratização da escola pública.
O Especialista em Educação Básica tenta, de alguma forma, abrir espaço no sentido de garantir o direito à voz do educando, por entender que só ocorre o processo educativo a partir de uma relação na qual o aluno entra, não apenas como objeto, mas também como sujeito do processo ensino-aprendizagem. Enquanto sujeito, ele deve ter o direito de participar ativamente do processo, tornando-se co-produtor da atividade pedagógica, bem como ter seus deveres como força geradora do seu ser como pessoa.

Diálogo no inicio do ano letivo com os alunos
Caro estudante, para que você possa aprender o que é ensinado nas aulas e, conseqüentemente, ser aprovado no final do ano é necessário seguir os passos listados abaixo. Observe-os, não são difíceis de fazer e você conseguirá notas azuis no boletim sem perder nenhuma média. Notará também que o trabalho na escola ficará mais fácil.
Use o uniforme da escola;
 Seja assíduo às aulas (não falte de jeito nenhum), justifique sempre suas faltas;
 Seja pontual ao chegar à escola e ao retornar à sala após o recreio, espere o professor dentro da sala no intervalo das aulas;
 Não esqueça em casa o caderno e o livro didático e nenhum outro material necessário para a aula, para isso confira sua mochila antes de sair de casa;
 Tenha o cuidado necessário com o seu material escolar, não o deixe “jogado” e mantenha-o sempre à vista para se evitar perdas e furtos;
Contribua para uma boa organização da sala de aula. Um ambiente organizado é condição importante para se aprender (na bagunça ninguém aprende nada!);

Ouça o professor. Preste atenção à aula acompanhando a linha de raciocínio sugerida e faça perguntas pertinentes ao tema em estudo;
 Faça todas as anotações no caderno, mantendo-o em dia, ou seja, completo. Cole as atividades entregues pelos professores imediatamente. Coloque a data do dia da aula no canto superior direito do caderno;
Estude fazendo os deveres, lendo suas próprias anotações ou o livro didático. Leia, leia muito! Apenas vir à escola não basta para aprender e passar de ano. É necessário destinar um pouco mais de tempo para o estudo. Especialmente, deve-se estudar para as provas, isso é fundamental!
 Quando o professor devolver sua prova, cole – a imediatamente no seu caderno;
 Entregue na data marcada o trabalho escolar;
 Providencie uma pasta para guardar os trabalhos devolvidos pelo professor, guarde-os em segurança são documentos importantes para você comprovar a realização das atividades e servem também para a retomada do conteúdo estudado;

Você é o responsável pela sua própria aprendizagem, será aprovado pelos pontos que conquistar com esforço, determinação e disciplina. As dicas apresentadas são os procedimentos adequados para alcançar esse objetivo.

CARTILHA DE ESTUDO:(colocar o nome da escola)

Quando o estudo é planejado com um horário fixo, no qual são executadas atividades concretas, sua aprendizagem é facilitada e o desejo de aprender é maior.
Aprender é uma AVENTURA...embarque nela e se surpreenda consigo mesmo e com as descobertas que você fará do mundo.
Para que sua aprendizagem seja produtiva, sugerimos um “Caderno de Estudo” no qual você terá a oportunidade de:

1- registrar suas atividades de estudo em cada conteúdo;
2- refazer exercícios e provas;
3- fazer exercícios extras;
4- identificar dificuldade e esclarecer dúvidas;
5- mostrar independência, se auto-dirigir, assumindo de forma responsável sua vida escolar;

ORIENTAÇÕES PARA SEU ESTUDO DIÁRIO
Aprender é como comer...Para comer, temos de ter apetite.Para despertar o “apetite” do “aprender”, temos que ter “curiosidade”.O cheiro, o tempero e o clima da refeição são estímulos para a fome... Coloque o cheiro, o tempero e o clima certo para o seu ESTUDO.

a- estude com a intenção de “APRENDER” e não somente com a de cumprir uma obrigação;
b- esclareça suas dúvidas e enfrente as dificuldades, consultado o livro e as anotações do caderno, observando exemplos e exercícios já feitos sobre o assunto;
c- localize sua dúvida, perguntando-se: “o que devo saber para fazer este exercício?” Pode ser que a dificuldade esteja no conteúdo anterior.]
d- lembre-se também de que você pode, posteriormente, buscar ajuda junto ao professor ou um colega;
e- ao refazer exercícios e provinhas, fique atento aos erros, não se limite a apaga-los. Aproveite este tempo, para rever os assuntos e fazer novos exercícios sobre os mesmos;
f- ao final de cada estudo, avalie, perguntando-se:
Ø o meu estudo foi proveitoso?
Ø O que aprendi?
Ø O tempo de estudo foi adequado às minhas necessidades?
NA SUA VIDA ESCOLAR VOCÊ É O “PROTAGONISTA” PRINCIPAL E NÃO UM
MERO FIGURANTE.
ENTÃO...ENTRE EM CENA:
CENA 1
ESTUDANDO MATEMÁTICA
FAZENDO EXERCÍCIOS E APRENDENDO
Refaça os exercícios de sala de aula, do dever e faça exercícios extras tirados de outros livros,sem pressa, procurando aprender com eles. Somente através dos exercícios você conseguirá a fixação da aprendizagem;
2- leia e interprete o enunciado, procurando a compreensão do mesmo. Grife os dados importantes para identificar o que o exercício está pedindo;
Reflita e identifique:
Ø O que eu preciso saber para resolver o exercício?
Ø Estou dominando os conhecimentos e regras necessárias?
Ø Que cálculos devo fazer para resolve-los?
4- Faça os cálculos de maneira organizada, não os apague;
5- Confira os cálculos, os sinais e o raciocínio empregado.
6- Avalie a resposta do exercício, verificando se ela atende, adequadamente, ao que foi pedido.
Faça a leitura do assunto no livro e anote, grife as regras, as fórmulas, os conceitos e os passos para a resolução do exercício;
Procure um exercício semelhante àquele em que você está apresentando dificuldade e levante o “passo a passo” para a sua solução;
 Analise seus erros, perguntando-se: O que aprendi com o meu erro? E faça outros exercícios semelhantes.

CENA II
ESTUDANDO PORTUGUÊS E...APRENDENDO
Exercite os aspectos gramaticais.Ø Tenha sempre a mão a gramática;Ø Faça os exercícios, identificando o aspecto gramatical aprendido e sua aplicação;Ø Consulte a gramática, as anotações e exemplos para esclarecer as dúvidas;Ø faça exercícios extras, quando encontrar dificuldades;Ø formule exemplos e avalie, através das normas e definições da gramática, se a elaboração está correta.

LEIA...INTERPRETE E REDIJA.
1-    Pesquise em livros, revistas e jornais textos de seu interesse e elabore questões. Escreva as respostas, usando frases completas e claras;
2- Produza um parágrafo, estabelecendo a relação entre o título e o texto;
3- Escolha um tema discutido nas aulas de Língua Portuguesa e Redação e elabore um texto. Faça a leitura do mesmo, verificando os aspectos ortográficos e gramaticais;
4- Esteja atento ao gênero textual. Faça um quadro, resumindo as características inerentes a ele.

Cena III

ESTUDANDO GEOGRAFIA, HISTÓRIA E CIÊNCIAS COM UM OLHAR INVESTIGATIVO E CRÍTICO
 Inicie seu estudo, fazendo uma pré-leitura. Ø Leia os títulos, olhe as gravuras, desenhos, gráficos, tabelas, mapas etc...

 Identifique a visão global do assunto:
Ø Leia o texto, feche o livro e escreva todas as palavras-chave que consegui lembrar, acrescentando informações importantes;Ø Volte ao texto e compare o que você escreveu com o conteúdo do mesmo.
 Adote uma atitude de interpretação:
Ø Leia cada parágrafo, feche o livro e tente responder à pergunta:E faça uma sinopse do que vc leu.
Ø Identifique o assunto e coloque o título;Ø Faça uma releitura, grifando as idéias relativas ao título.
 Registre e faça a fixação das informações:
Ø Observe as imagens do texto e fale as informações relacionadas a ela;Ø Elabore resumos, quadros e esquemas ou consulte os já elaborados em sala e também os que constam do livro, ao final de cada unidade.
- Avalie sua aprendizagem:
Ø Formule perguntas relativas ao que foi estudado e as responda, sem consultar o texto.
APRENDER É O ESPAÇO DA DESCOBERTA.
VOLTAR O OLHAR PARA A VIDA, PARA O MUNDO, PARA O NOVO...
CONHECER O AMBIENTE NATURAL, SOCIAL E POLÍTICO, AS ARTES E OS VALORES.SER UM CIDADÃO CONSCIENTE.ACEITE ESSE CONVITE...
AUTO AVALIAÇÃO
I-ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE
Ø Seus cadernos estão em ordem e completos?Ø Você faz as tarefas solicitadas?Ø Entrega os trabalhos dentro do prazo?Ø Você tem um tempo reservado para seu estudo diário?Ø Consulta os horários de aula e anota as datas importantes para entregar os trabalhos e de provas?
 PARTICIPAÇÃOØ Você fica atento às explicações do professor?
Ø Esclarece as suas dúvidas?
Ø Você faz perguntas pertinentes à aula?
Ø Expressa seu conhecimento a cerca do tema abordado, dialogando com o professor?Ø Você tem se envolvido e se esforçado para compreender a matéria estudada?Ø Faz anotações, exercícios e correções dos mesmos?

III- QUALIDADE DO ESTUDO
Ø Procura aprender com as atividades?Ø Busca recursos para superar suas dificuldades?Ø Você registra as atividades de estudo? (Questionários, resumos, esquema, atividades extra e de revisão).
É bom ouvir e considerar as observações de seus pais.
Peça a eles, ao final do mês de junho, uma apreciação sobre sua caminhada escolar.



Um comentário:

  1. Obrigada pela matéria estou concluindo o curso de pedagogia e tinha esta dúvida, quais as funções de um especialista em educação básica.

    ResponderExcluir