terça-feira, 25 de junho de 2013
Usos da linguagem não-verbal em charges.
Usos da linguagem não-verbal em charges.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
◾Explorar o uso da linguagem não-verbal nas charges;
◾perceber a relação entre a linguagem verbal e não-verbal;
◾aprimorar o conhecimento sobre o gênero charge.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Linguagem verbal e não-verbal;
Gênero charge.
Estratégias e recursos da aula
Recursos:
◾apostila impressa contendo charges;
◾quadro e giz;
◾folha sulfite para a produção de charges.
Estratégias:
◾exposição oral;
◾análise de charges em duplas;
◾comparação de análise em grupos maiores (2 duplas);
◾produção textual (individual ou em duplas).
Módulo 1 - revisando conceitos
Atividade 1
Para iniciar o trabalho, o professor deverá revisar oralmente com os alunos o conceito de charge. Para auxiliar o professor nessa explicação/revisão segue um linkinteressante que poderá, inclusive, ser apresentado aos alunos.
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/charge.htm. Acesso em 19 jun. 2013.
Atividade 2
Além de retomar o conceito de charge, o professor deverá rever com os alunos os conceitos de linguagem verbal e linguagem não-verbal.
Para a revisão desses conceitos, sugerimos os links seguintes:
http://www.infoescola.com/comunicacao/linguagem-verbal-e-nao-verbal/. Acesso em: 19 jun. 2013.
http://www.brasilescola.com/redacao/linguagem.htm. Acesso em: 19 jun. 2013.
Módulo 2
Atividade 1
Para essa atividade, o professor deverá imprimir as charges a serem analisadas e organizá-las em uma apostila.
Para possibilitar uma interação maior dos alunos, sugere-se que eles sejam agrupados em duplas para fazer essa atividade.
Após revisar com os alunos o que são charges e o que é linguagem verbal e não-verbal, o professor distribuirá uma apostila para cada integrante da dupla, contendo algumas charges.
Nas duplas, os alunos deverão analisar cada uma das charges, respondendo às questões seguintes (em folha separada ou na própria apostila):
◾Qual mensagem está sendo transmitida, por meio da linguagem não-verbal da charge?
◾E pela linguagem verbal?
◾Qual a relação existente entre a mensagem em linguagem verbal e não-verbal?
◾Qual efeito de sentido é provocado pela mensagem em linguagem não-verbal?
Após uma primeira análise das charges pelos alunos em duplas, cada dupla deverá sentar-se com outra dupla para fazerem um cotejamento de suas respostas.
Em seguida, o professor pedirá que os alunos façam uma apresentação de suas análises, de acordo com as orientações seguintes:
1 - Cada grupo de 4 alunos escolherá um dos alunos para os representar.
2 - O professor sorteará uma das charges da apostila para cada representante de grupo.
3- Após cada aluno apresentar a análise feita sobre a charge, o professor poderá explorar aspectos das charges que não foram comentados pelos alunos.
Sugestão de charges para compor essa apostila:
Charge
Disponível em: . Acesso em 19 jun. 2013.
Charge 5
Disponível em: . Acesso em 19 jun. 2013.
Charge 1
Disponível em: . Acesso em 19 jun. 2013.
Charge 4
Disponível em: . Acesso em 19 jun. 2013.
Charge 3
Disponível em: . Acesso em 19 jun. 2013.
Charge 2
Disponível em: . Acesso em 19 jun. 2013.
Charge 6
Disponível em: . Acesso em 19 jun. 2013.
Atividade 2 - Produção Textual
Nesta atividade, os alunos deverão criar (em duplas ou individualmente) uma charge sobre um fato recente.
A charge produzida pelos alunos deverá apresentar linguagem mista (verbal e não-verbal).
O professor deverá dispensar cerca de 30 minutos para os alunos produzirem suas charges. Caso o professor considere pertinente, sugere-se que os alunos façam suas charges no computador (usando o Paint ou outro programa que possibilite integrar imagem e texto).
Transcorrido o tempo de produção das charges, o professor solicitará aos alunos que apresentem suas charges para os colegas, comentando sobre os efeitos de sentido almejados com as mensagens em linguagem não-verbal.
Avaliação
O professor avaliará qualitativamente os alunos, observando seu envolvimento durante a atividade de leitura/análise da linguagem não-verbal das charges. Quantativamente os alunos poderão ser avaliados, por meio da produção de charges, observando, principalmente, se eles compreenderam como a linguagem não-verbal é importante para a construção de sentidos no gênero charge.
Programa que mostra como a ilustração tornou-se uma aliada na luta da classe trabalhadora. São charges, cartuns e tirinhas que ajudaram a transformar o movimento sindical.
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