Objetivo:
- Introduzir gênero textual aos alunos;
- Promover a prática da leitura.
Justificativa:
Esse trabalho apresenta de forma detalhada a vida e a obra do personagem nordestino que fez parte da nossa história, propondo aos alunos a conhecerem diferentes gêneros textuais.
Introdução:
A promoção da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental é muito importante para o processo de desenvolvimento de leitores. Promover ações que desperte o gosto pelo conhecimento e o prazer que a leitura ocasiona, de modo a garantir – lhe o domínio de uma prática que não se esgota, é fundamental.
Assim, o 5° ano do ensino fundamental dar-se a conhecer a biografia e outros gêneros textuais através da história e obra do artista.
Desenvolvimento:
- Apresentar a vida da personalidade;
- filme sobre o artista;
- pesquisar as obras;
- confecção de objetos que retratam a vida e obras do artista;
- dramatização;
- dança;
Culminância:
Apresentação do trabalho com dramatização e dança no pátio da escola e exposição das atividades realizadas dentro da sala de aula na biblioteca unindo outras obras de biografias. Podendo também, expandir-se a apresentação para toda comunidade através da festa junina, cujo tema é bem típico.
Considerações finais:
Contudo, formar leitores autônomos é uma tarefa contínua, cabe à escola mais do que alfabetizar e possibilitar a seus aluno o domínio de um código e através desse, a convivência com as obras literárias: dela se espera a formação do leitor.
Referências Bibliográficas:
SARAIVA, Juracy Assmam. Literatura e Alfabetização. Do plano do choro ao plano de ação.
RETIRADO DO BLOG ENSINANDO E APRENDENDO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário