Plano de aula
Como ensinar
Você sabe quando usar planos, atividades, sequências ou projetos?
Para preservar o sentido do conteúdo,
evitar sua fragmentação e distribuir os temas em função do tempo de
aprendizagem, o ensino pode ser organizado de acordo com as chamadas
modalidades organizativas. Abaixo, você confere um resumo sobre cada uma
das modalidades:
Plano de aula Forma de
organizar a aula com foco numa atividade específica (leitura
exploratória de um texto, resolução de um tipo de um tipo de problema
matemático etc.). Como dura apenas uma aula, costuma ser usado para
apresentar um conteúdo ou explorar um detalhe dele.
Atenção Não se esqueça de incluir uma atividade diagnóstica
inicial (para verificar os alunos sabem sobre o assunto) e uma avaliação
final (para indicar o que aprenderam).
Atividade permanente Também
chamada de atividade habitual, é realizada regularmente (todo dia, uma
vez por semana ou a cada 15 dias). Ela serve para construir hábitos e
familiarizar os alunos com determinados conteúdos. Por exemplo: a
escrita de parlendas e de listas, semanalmente, faz com que os alunos
reflitam sobre o sistema alfabético e, aos poucos, compreendam a relação
entre o que se escreve e o que se lê.
Atenção Ao planejar esse tipo de tarefa, é essencial saber o que
se quer alcançar, que materiais usar e quanto tempo tudo vai durar. Vale
sempre contar para as crianças que a atividade em questão será
recorrente. Com o tempo, os alunos passam a prever a atividade que será
proposta, de tão habituados.
Sequência didática Conjunto
de propostas com ordem crescente de dificuldade. O objetivo é focar
conteúdos particulares (por exemplo, a regularidade ortográfica) numa
ordenação com começo, meio e fim. Em sua organização, é preciso prever
esse tempo e como distribuir as sequências em meio às atividades
permanentes e aos projetos.
Atenção É comum confundir essa modalidade com o trabalho do dia a
dia. A questão é: há continuidade? Se a resposta for não, você está
usando uma coleção de atividades com a cara de sequência.
Projeto didático Reunião de
atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte,
em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos
aprendidos pelos alunos. Costuma partir de um desafio ou
situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal,
podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois
meses, por exemplo), tornando os alunos especialistas num determinado
tema.
Atenção O erro mais comum é um certo descaso pelo processo de
aprendizagem, com um excessivo cuidado em relação à chamada culminância
(a elaboração do produto final).
RETIRADO DO BLOG MEU CANTINHO PREFERIDO.
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