hipo e hipersegmentação
Como trabalhar hipo e hipersegmentação
Objetivos
• Transcrever o texto realizando a separação convencional entre as palavras.
• Utilizar o conhecimento construído sobre o sistema de escrita e a
familiaridade com o texto a ser transcrito para refletir sobre a
separação entre as palavras.
• Socializar com o grupo quantas palavras encontrou no texto e confrontar com as respostas dos colegas.
Conteúdo
Segmentação de texto em palavras
Anos
1º e 2º
Tempo Estimado
Uma aula, que pode ser repetida em outros dias com outros textos conhecidos pela turma.
Material necessário
Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas e canções) conhecidos das crianças.
Desenvolvimento
1ª etapa
Selecione parlendas, poemas, quadrinhas e canções conhecidos pelos
alunos. O ideal é escolher um que eles tenham memorizado. Distribua uma
cópia desse texto para cada estudante e apresente a seguinte consigna:
"Temos conversado sobre a importância de separar as palavras quando
escrevemos. Neste texto, a parlenda foi escrita sem levar isso em
consideração. Transcreva-a fazendo a separação que considerar
necessária." A proposta é que as crianças transcrevam o texto
individualmente.
Exemplo:
UMHOMEMBATEUEMMINHAPORTAEEUABRI
SENHORASESENHORESPONHAMAMÃONOCHÃO
SENHORASESENHORESPULEMDEUMPÉSÓ
SENHORASESENHORESDEEMUMARODADINHA
EVÃOPROOLHODARUA
2ª etapa
Quando os alunos terminarem a transcrição, peça que contem quantas
palavras há no texto e socialize os resultados. Os que tiverem
resultados diferentes devem se dirigir ao quadro e escrever alguns
versos. É possível pedir que um deles escreva o primeiro verso e
perguntar se todos concordam ou se alguém escreveu de forma diferente.
Caso alguém tenha escrito separando ou juntando as palavras de outro
jeito, pergunte como fez e, em seguida, discuta com o grupo qual forma
todos consideram a correta. O objetivo nesse momento é discutir como as
crianças separaram as palavras e propor que justifiquem suas escolhas.
Convide as que costumam hipersegmentar (separar o que deve ser escrito
junto, por exemplo, a bri, ba teu) ou hipossegmentar (escrever junto o
que é separado, como amão, nochão) para redigir os outros versos no
quadro. Geralmente há bons problemas a resolver quando uma criança que
costuma juntar demais precisa justificar sua escrita para um colega que
costuma separar demais.
3ª etapa
Depois que todos os versos estiverem escritos no quadro, confira com os
alunos quantas palavras há no texto. Peça que quem tiver um resultado
diferente realize a correção em sua cópia.
4ª etapa
Variações de atividades para discutir a separação convencional entre as palavras:
• Transcrições com outros textos poéticos memorizados pelas crianças.
• Escrita de textos poéticos memorizados sem vê-los e discussão, na
sequência, sobre a quantidade de palavras que cada estudante encontrou,
seguida da socialização das escritas.
• Análise coletiva de um texto com vários problemas de separação entre as palavras.
Ajude a turma a agrupar
os problemas semelhantes e refletir sobre a natureza deles, discutindo o
que costuma gerar dúvidas, como omarido e emfrente. Cuidado para não
expor nenhum aluno dizendo, por exemplo, que ele cometeu muitos erros.
Diga: "Neste texto, algumas palavras foram escritas sem a separação
adequada. Vamos ajudar o aluno que o escreveu a revisá-lo?" A ideia é
que todos analisem os problemas em relação à separação entre as
palavras.
A revisão faz mais
sentido para as crianças quando elas escrevem com uma intenção
comunicativa clara, ou seja, quando sabem quem é o destinatário, para
quem estão escrevendo, para que e onde será publicado. O contexto da
produção é fundamental para que o esforço dedicado à atividade seja
potencializado.
Avaliação
Registre suas observações sobre a participação dos alunos. Quais foram
os que escreveram usando a separação convencional entre as palavras?
Quais escreveram hipossegmentando e hipersegmentando? Eventualmente,
alguém escreveu continuamente sem realizar nenhuma separação entre as
palavras? Anote também como justificaram as escritas e quais foram assu
intervenções mais importantes para que refletissem sobre a separação
entre as palavras. Essas observações são fundamentais para o
planejamento das atividades futuras.
Retirado do meu cantinho preferido.
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