Planejamento para educação de Jovens e Adultos - EJA
Apresentação
Aqui serão apresentadas as formas
como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses,
experiências, temores, saber suas
opiniões, raciocínio ,seus sentimentos e emoções.
O planejamento será distribuído
por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo
necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a
globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação.
Linguagens
Códigos e suas Tecnologias.
Língua Portuguesa
O objetivo maior da disciplina de Português é propiciar aos educando
espaços facilitadores de sua comunicação com as pessoas.
Todos os espaços e atividades tornam-se oportunidades para a
comunicação e, portanto, para o estudo da língua portuguesa.
Objetivos
Gerais
- Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
- Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.
Objetivos
Específicos
- Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
- Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
- Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
- Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
- Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
- Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
- Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.
- Habilidades Curriculares
Comunicar-se verbalmente
Usar comunicação não verbal, apoiada por gestos, sinais gravuras ou
símbolos
Compreender o que solicitado pelo meio
Desenvolver o pensamento criativo
Atividades/Estratégias
Realizar leitura do mundo: observar as
palavras, textos,
rótulos, anúncios, logomarcas, sinais,
símbolos que sejam
facilitadores da compreensão das tarefas a
serem realizada
Análise do comportamento e da produtividade da turma
Vivência da comunicação de sentimentos,
idéias, pensamentos
Atividades que estimulem a desinibição e o falar em público
LEITURA E ESCRITA
- Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
- Emprego adequado de letras;
- Montagem de palavras, sentenças e textos;
- Identificação de idéias básica do texto;
- Sílabas, fonemas e grafemos;
- Produção de textos;
- Interpretação de texto;
- Comparação e diferenciação de escritas diversas;
- Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
- Identificar poesia, propaganda e textos;
- Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;
LINGUAGEM ORAL, VERBAL E
NÃO – VERBAL.
- Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
- Relato de filmes, reportagens e causos;
- Mímica e atividades lúdica;
- Localização e identificação de rimas;
- Leitura e análise de texto informativo e poético;
- Verbalização de opiniões e comentários.
GRAMÁTICA
- Ortografia;
- Partição Silábica;
- Ordem alfabética;
- Alfabeto móvel;
- Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou
- Palavras etc;
- Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
- Quadras e poesias;
- Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbo, artigos, numeral, pronomes,etc.
METODOLOGIA
- Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
- O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;
- Leitura de diversos tipos de textos;
- A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;
- Textos informativos, expositivos e prescritivos.
- Ortografia;
- Achar palavras dentro de outra;
- Ilustrar poemas e dramatiza – los;
- Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;
- O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;
- Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;
- Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;
- Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
- Distinção entre vogal e consoante.
- Identificação de versos e estrofes;
- Localização e identificação de rima;
- Atividades que envolvam classes de palavras.
Ciências da Natureza e Matemática
Ciências da
Natureza
No estudo da natureza, os alunos são estimulados a perceber e
valorizar os recursos naturais de que dispõem.
Objetivos Gerais
- Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.
- Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.
Objetivos Específicos
- Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.
- Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
- Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
- Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
- Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
- Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
- Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.
- Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.
- Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.
- Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..
- Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.
Habilidades Curriculares
Manter contato com a natureza
Aprender a lidar com os recursos naturais
de forma saudável e cuidadosa
Conhecer o
próprio corpo.
Atividades/Estratégias
Trabalhar com horticultura e jardinagem preparar pequenos
canteiros
plantar muda e sementes de plantas
medicinas e ornamentais comuns ao ambiente domiciliar
Lidar com pequenos animais
Trabalhar educação sexual ( doenças, gravides, métados contraceptivos)
METODOLOGIA
- Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
- Trabalhos com experimentos e pesquisa.
Matemática
A matemática é trabalhada de forma prática.
Objetivos Gerais
Dominar conceitos e procedimentos da
matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional.
Fazer uso da matemática em situações
de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
Objetivos
Específicos
Trabalhar a importância da matemática para
solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
Ler e registrar quantias.
Realizar troco em situações reais, usando o processo
aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
Efetuar operações cujos termos são quantias em
dinheiro.
Reconhecer o valor social das unidades de medidas
padronizadas e utiliza – las adequadamente.
Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por
extenso e algarismos.
Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
Utilizar os números pares e ímpares; sabendo
distingui – los.
Promover cálculo mental e estimativo.
Familiarizar com formas e propriedades geométricas
simples.
Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de
numeração decimal
Estabelecer relações entre as operações.
Ler, interpretar e escrever as
unidades de medidas.
Trabalhar conjuntos.
Promover atividades que envolva o
sistema monetário brasileiro.
Habilidades
Curriculares
Conceitos de números
Quantidades
Contagem,
Noções de volume,
Peso,
Conceitos
espaciais, temporais e Monetários
Atividades/
Estratégias
Atividades na cozinha,
Atividades de artes plásticas,
Por meio de vivências com materiais
concretos manipulados pelos alunos
Pela compra e venda de produtos das aulas
de culinária
Atividades trabalhadas de forma vivenciada
e funcional, a fim de lidar com os recursos naturais de forma saudável e
cuidadosa
algarismos.
METODOLOGIA
Escrevendo os números em ordem
crescente e decrescente;
Utilização do número (aspecto
funcional) em situações do cotidiano;
Resolução de problemas que envolvam
as quatro operações;
Trabalhar com cálculos com o conhecimento
que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos
alunos;
Incentivar a criação de novos
procedimentos pessoais de cálculo;
Usar jogos, revistas, fichas,
atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
Usar calendário para fixação de
numerais, meses e ano;
Usar dobraduras e outras artes para
a aprendizagem da geometria;
Utilizar o livro didático com suas
atividades.
Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos; em
números e
por extenso.
Trabalhar com outras formas de
fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar
etc.
História
Nesta disciplina, a ênfase incide sobre a história de vida de cada
educando, história da escola, e história da cidade.
Habilidades
Curriculares
Conhecer suas famílias e sua história de
vida.
Conhecer os direitos das pessoas com
deficiência
Aprender sobre as fases da vida, as
características
e necessidades de cada uma com ênfase as
mudanças que ocorrem na adolescência.
Conhecer sobre sua deficiência
Ter consciência de que têm potencialidades
e
talentos.
Se perceber como membro de uma família que
também tem uma história
Atividades/
Estratégias
Estudar história da APAE, o que motivou
sua criação
Fazer pesquisas em revistas , internet e outros
sobre desenvolvimento humano
Visitar locais públicos e pontos turísticos
Construir murais com livros e maquetes com os
conhecimentos adquiridos em cada visita
Geografia
A geografia refere-se à noção de ocupação e do conhecimento funcional
do espaço utilizado pelos aluno.
Objetivos Gerais
Identificar as diferenças entre o
Urbano e o Rural;
Conhecer e distinguir a história e a
geografia do município, do estado e do país;
Construir conceitos de cidadania a
partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e
meio ambiente;
Conhecer a formação do povo
brasileiro;
Entender as leis, como: Leis
trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.
Objetivos Específicos
Conhecer a trajetória política
brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
Identificar os vários momentos pelos
quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
Conhecer e identificar as
características de lugar em que vivem;
Conhecer a formação de um bairro
como espaço geográfico e histórica
Refletir e entender os problemas
relativos ao trabalho individual e o coletivo;
Preocupar – se com os problemas sociais e
procurar melhora – los;
Entender e saber utilizar os meios
de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
Conhecer e identificar o Brasil e
suas regiões;
Ter noções do relevo do Brasil,
clima e vegetação.
Habilidades
Curriculares
Reconhecer os meios de transportes e saber
utilizá-los
Comunicar-se de forma efetiva, para além
das atividades escolares.
Conhecer o espaço escolar (suas
características e especificidades)
Saber em que bairro se situa a escola
Conhecer os bairros onde moram os alunos e
onde fica o centro da cidade
Ter noção de uma cidade, que é progressivamente
construída.
Se conhecer-se como membro de uma família
que também tem uma história Perceber, analisar e
comparar os diferentes bairros
e tipos de moradias, acidentes geográficos
Conhecer os recursos naturais existentes
em cada local visitado
Descobrir espaços turísticos
Atividades/
Estratégias
As atividades para o conhecimento dos espaços são
diversificadas e incluem compra de materiais
Atividades esportivas
Atividades de lazer
Visitas ás casas dos colegas
Visita a eventos culturais
Nas atividades comunitárias, os alunos são
levados a perceber pontos de referencia que facilitem a sua locomoção pela
cidade. As visitas ao centro da cidade incluem ainda o conhecimento e o uso
adequado de
locais públicos como igrejas, bancos,
lojas, prefeitura,hospitais, postos de saúde, supermercados etc...
METODOLOGIA
Usar em sala de aula: mapas, Atlas e
globo terrestre;
Trabalhos com informação através de:
revistas, jornais, informática e leis;
Usar atividades mimeografadas e o
livro didático;
Uso da biblioteca para pesquisa;
Avaliação
Definição
Avaliar é ser
capaz de acompanhar o processo de construção de conhecimento do aluno, para
ajudá-lo a superar obstáculos.
A avaliação do
aproveitamento escolar precisa ser praticada com uma atribuição de qualidade
dos resultados da aprendizagem e
percebida como
um ato dinâmico.
A avaliação
deve ser:
Contínua/
Permanente: simultânea
ao processo de ensino e aprendizagem.
Baseada em
inúmeras fontes: para obtenção de informações sobre o desempenho dos alunos.
Realimentativa: fornecer pistas para
corrigir estratégias de ensino e aprendizagem.
RETIRADO DO BLO SERIES INICIAIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário