domingo, 4 de maio de 2014

PROJETO DE TRABALHO TEMA: Práticas corporais e atividades físicas e lazer voltado para cultura da paz.

PROJETO DE TRABALHO TEMA: Práticas corporais e atividades físicas e lazer voltado para cultura da paz. Duração: de 7 a 11 de Abril Publico alvo: Educação infantil ao 5° ano JUSTIFICATIVA No mundo de hoje, somos de certa forma, obrigados ou convidados a viver e conviver diariamente com as mais diversas formas de violência onde afeta diretamente o desenvolvimento das nossas crianças que muitas vezes também são vítimas da violência infantil dentro e fora de seus lares. Este projeto se justifica pela necessidade de se refletir as praticas corporais e atividades físicas e lazer voltado para cultura da paz. Neste sentido, o projeto surge da necessidade de através das mais variadas atividades lúdicas, principalmente as brincadeiras cooperativas para promover o desenvolvimento da cooperação entre as crianças resgatando o potencial de viver juntos à partir de uma educação para paz, que visa a melhoria da qualidade de vida num exercício de convivência comunitária e solidária.Torna-se extremamente necessário está desenvolvendo este projeto para que possamos viver em um mundo melhor e mais harmônico. OBJETIVOS GERAIS  Brincadeiras dentro de uma perspectiva da cultura da paz fortalecendo as relações interpessoais para minimizar as manifestações de agressividade nos jogos e brincadeiras infantis estimulando atitudes de sensibilização, cooperação, comunicação e solidariedade dentro e fora da escola.; OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Desenvolver o brincar cooperativo; construção de valores e atitudes positivas à convivência com o outro;  Desenvolvimento de habilidades motoras: coordenação motora fina e ampla, andar, saltar, pular, equilíbrio, desenhar, pintar, recortar, tocar, colar, pegar, sentir, correr, dançar, abraçar, amassar, modelar, criar com as mãos, etc.  Saber respeitar as pessoas e suas diferenças;  Junção das praticas corporais e atividades físicas e lazer com a cultura de paz na escola; CONTEÚDOS ABORDADOS  Conceitos de: paz, guerra, violência, amizade, solidariedade, respeito mútuo, amor, justiça, união, honestidade, tolerância, e confiança etc;  Praticas corporais e atividades físicas e lazer; ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO  Desenvolvimento de brincadeiras cooperativas;  Construção coletiva de lista com nomes de símbolos da paz e ilustração dos mesmos em tamanho grande: bandeira branca, pombos brancos, mãos entrelaçadas etc;  Leitura, cânticos,poesia, símbolos, musicas(Gilberto Gil(Paz),Gabriel o Pensador(Paz) Roupa nova(a paz);brincadeiras e interpretações de letras de músicas com a temática da Paz/praticas corporais e atividades físicas e lazer;  Atividades de recorte e colagem, pinturas e desenhos;  Contação de histórias;  Dramatizações;  Criação e ensaios de coreografias;  Dialogo sobre o que é para os estudantes as praticas corporais e atividades físicas e lazer voltado para cultura da paz. (A medida que o aluno for falando escrever e colocar no mural);  Apresentação do hino da paz pela paz;(Roberto Carlos)  Atividades sobre o livro um mundinho de paz; (http://pedagogiadaservi.blogspot.com.br/2013/06/um-mundinho-de-paz.html);  Cantar o hino da paz com as crianças caracterizadas;  Pequena gincana com praticas corporais e atividades físicas e lazer voltado para cultura da paz;  Trabalhar história em quadrinhos, acrósticos, palavras cruzadas, paródias etc.  Filmes ou slide sobre o projeto;  Questionamentos: O que viram? O que sentiram? O que acham das imagens exibidas? O que foi exibido está próximo ou distante da nossa realidade? É possível construir um mundo diferente? Como cada um de nós pode contribuir para uma convivência de paz e solidariedade na comunidade e no mundo? RECURSOS NECESSÁRIOS  Todos os recursos necessários à realização das atividades com as crianças tais como: DVD, CD com vídeos e musicas , tnt , cartolinas,tinta guache, balões, algodão, cola quente, cartazes, cola comum, lápis de cores, hidrocor, roupas na cor branca, etc; CULMINÂNCIA As atividades do projeto serão desenvolvidas para além da promoção de novas aprendizagens, desenvolvimentos de valores e atitudes positivas, e terá como culminância apresentações, coreografias e musicas; AVALIAÇÃO Será continua e processual, observando-se todos os elementos do projeto desde a sua apresentação a participação e interesse dos estudantes, bem como as aprendizagens, demonstração de atitudes e valores construídos ao longo do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário