domingo, 4 de maio de 2014
PROJETO DE TRABALHO TEMA: Práticas corporais e atividades físicas e lazer voltado para cultura da paz.
PROJETO DE TRABALHO
TEMA: Práticas corporais e atividades físicas e lazer voltado para cultura da paz.
Duração: de 7 a 11 de Abril
Publico alvo: Educação infantil ao 5° ano
JUSTIFICATIVA
No mundo de hoje, somos de certa forma, obrigados ou convidados a viver e conviver diariamente com as mais diversas formas de violência onde afeta diretamente o desenvolvimento das nossas crianças que muitas vezes também são vítimas da violência infantil dentro e fora de seus lares. Este projeto se justifica pela necessidade de se refletir as praticas corporais e atividades físicas e lazer voltado para cultura da paz. Neste sentido, o projeto surge da necessidade de através das mais variadas atividades lúdicas, principalmente as brincadeiras cooperativas para promover o desenvolvimento da cooperação entre as crianças resgatando o potencial de viver juntos à partir de uma educação para paz, que visa a melhoria da qualidade de vida num exercício de convivência comunitária e solidária.Torna-se extremamente necessário está desenvolvendo este projeto para que possamos viver em um mundo melhor e mais harmônico.
OBJETIVOS GERAIS
Brincadeiras dentro de uma perspectiva da cultura da paz fortalecendo as relações interpessoais para minimizar as manifestações de agressividade nos jogos e brincadeiras infantis estimulando atitudes de sensibilização, cooperação, comunicação e solidariedade dentro e fora da escola.;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver o brincar cooperativo; construção de valores e atitudes positivas à convivência com o outro;
Desenvolvimento de habilidades motoras: coordenação motora fina e ampla, andar, saltar, pular, equilíbrio, desenhar, pintar, recortar, tocar, colar, pegar, sentir, correr, dançar, abraçar, amassar, modelar, criar com as mãos, etc.
Saber respeitar as pessoas e suas diferenças;
Junção das praticas corporais e atividades físicas e lazer com a cultura de paz na escola;
CONTEÚDOS ABORDADOS
Conceitos de: paz, guerra, violência, amizade, solidariedade, respeito mútuo, amor, justiça, união, honestidade, tolerância, e confiança etc;
Praticas corporais e atividades físicas e lazer;
ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO
Desenvolvimento de brincadeiras cooperativas;
Construção coletiva de lista com nomes de símbolos da paz e ilustração dos mesmos em tamanho grande: bandeira branca, pombos brancos, mãos entrelaçadas etc;
Leitura, cânticos,poesia, símbolos, musicas(Gilberto Gil(Paz),Gabriel o Pensador(Paz) Roupa nova(a paz);brincadeiras e interpretações de letras de músicas com a temática da Paz/praticas corporais e atividades físicas e lazer;
Atividades de recorte e colagem, pinturas e desenhos;
Contação de histórias;
Dramatizações;
Criação e ensaios de coreografias;
Dialogo sobre o que é para os estudantes as praticas corporais e atividades físicas e lazer voltado para cultura da paz. (A medida que o aluno for falando escrever e colocar no mural);
Apresentação do hino da paz pela paz;(Roberto Carlos)
Atividades sobre o livro um mundinho de paz; (http://pedagogiadaservi.blogspot.com.br/2013/06/um-mundinho-de-paz.html);
Cantar o hino da paz com as crianças caracterizadas;
Pequena gincana com praticas corporais e atividades físicas e lazer voltado para cultura da paz;
Trabalhar história em quadrinhos, acrósticos, palavras cruzadas, paródias etc.
Filmes ou slide sobre o projeto;
Questionamentos: O que viram? O que sentiram? O que acham das imagens exibidas? O que foi exibido está próximo ou distante da nossa realidade? É possível construir um mundo diferente? Como cada um de nós pode contribuir para uma convivência de paz e solidariedade na comunidade e no mundo?
RECURSOS NECESSÁRIOS
Todos os recursos necessários à realização das atividades com as crianças tais como: DVD, CD com vídeos e musicas , tnt , cartolinas,tinta guache, balões, algodão, cola quente, cartazes, cola comum, lápis de cores, hidrocor, roupas na cor branca, etc;
CULMINÂNCIA
As atividades do projeto serão desenvolvidas para além da promoção de novas aprendizagens, desenvolvimentos de valores e atitudes positivas, e terá como culminância apresentações, coreografias e musicas;
AVALIAÇÃO
Será continua e processual, observando-se todos os elementos do projeto desde a sua apresentação a participação e interesse dos estudantes, bem como as aprendizagens, demonstração de atitudes e valores construídos ao longo do projeto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário