quinta-feira, 15 de maio de 2014
dinamica de inicio de ano com alunos
UMA VIAGEM SEM VOLTA Objetivo da atividade: Apresentar uma atividade didático-pedagógica capaz de favorecer o processo de ensino/aprendizagem significativo, pela construção coletiva de uma ferramenta contratual da relação: professor – aluno – grupo – conteúdos -método Justificativa: Estar em sala de aula tem sido um exaustivo exercício de paciência e esforço criativo para professores e alunos. Frequentemente resulta em desgaste da relação entre esses sujeitos submetidos à rigidez curricular. A dificuldade em abrir mão das tradicionais formas de ensinar é proporcional à dificuldade de incorporar novos paradigmas de ensino/ aprendizagem e novas formas de ser e estar em sala de aula. A atividade didática/pedagógica VIAGEM SEM VOLTA insere-se na metodologia de OFICINA e foi criada a partir da necessidade de trabalhar com educadores e cuidadores da área de saúde pública, responsáveis por grupos de pessoas com problemas de saúde. Condições necessárias: Participação ativa de todo o grupo: professores (incluindo o coordenador de disciplina), monitores, técnicos, alunos e outros elementos que participarão do curso. Metodologia Etapas de construção coletiva do ônibus: 1. O desenho esquemático: O professor traz o desenho esquemático de um ônibus ou outro veículo e inicia a montagem do mesmo (figura abaixo). 2. Destino: Identificação do curso. - Para onde queremos ir? Onde queremos chegar? 3. Peças do Motor: Métodos a serem utilizados durante o curso ou temas do conteúdo do mesmo; 4. Parafusos: que unem as peças do motor: atitudes e valores necessários para que o motor funcione; 5. Combustível: Energia Afetiva que permeia o aprendizado. Medos e desejos = expectativas em relação ao curso/viagem que terá início; 6. Carcaça: Regras de funcionamento do grupo durante o processo = Limites; 7. Lubrificante das Rodas: Disposições e intenções esperadas que contribuem para o bom andamento das rodas; 8. Espelhos retrovisores e faróis: Avaliação contínua. Como será a avaliação?; 9. Pedras no caminho: possíveis problemas a serem resolvidos durante a disciplina; 10. Bagagem: Vivências pessoais de cada passageiro. Exemplo: vivência em grupo, conhecimento sobre determinado tema, etc; 11. Passageiros: os passageiros tomam os seus lugares e se identificam ao subirem no ônibus; 12. Motorista: Definição de papeis e funções. Resultados: A atividade didático-pedagógica “A Viagem sem Volta” permite: 1. O favorecimento aos participantes da tomada de consciência e o fortalecimento do papel de sujeito histórico, de cidadão com seus direitos e deveres, enquanto participantes de um processo; 2. A construção coletiva de um contrato pedagógico envolvendo todos os elementos participantes do curso a ser iniciado; 3. O estabelecimento de um compromisso entre todas as partes envolvidas no processo e legitimação das condições estabelecidas proveniente da construção coletiva do ônibus; 4. A sistematização dos conteúdos e possíveis processos emergentes; 5. A possibilidade de mudanças afetivas e cognitivas e, portanto mudanças na ação; 6. Uma análise do contexto psicossocial do grupo sem prejuízo das diferenças individuais; 7. Trabalhar o acolhimento, a apresentação e a integração grupal; 8. Definir diferentes papéis e funções dos integrantes; 9. Uma avaliação permanente do processo de ensino e aprendizagem, pois o painel construído permanece, durante todo o curso ao alcance de todos. Desta forma o painel constitui, para todos os passageiros referência do planejamento, das regras, do compromisso, das prioridades, dos medos e das necessidades e obstáculos a serem contornados.
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