sábado, 14 de setembro de 2013
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A CASA SONOLENTA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A CASA SONOLENTA
Fonte
1. Hora do conto: “A casa sonolenta” – Audrey Wood.
1º Momento: Apresentação da História
"Este primeiro momento foi dedicado à narração da história (história com repetições – lengalengas). Iniciamos com a apresentação da capa do livro e questionamentos sobre o que estavam vendo.
Organizei um espaço aconchegante para que este momento pudesse acontecer de maneira especial. Fizemos uma roda e as crianças sentaram sobre um tapete ou sobre almofadas.
Depois de as crianças ouvirem a história, tiveram um tempo para que pudessem expressar suas emoções e impressões. Um tempo para relembrarem os personagens sonolentos e recontarem a história. Para isso, as crianças manusearam o livro e fizeram a leitura das imagens, o que as possibilitou mudar o enredo e criar outras histórias".
2. Hora do conto: “A casa sonolenta”.
2º Momento: A construção da casa sonolenta.
"Para construção da casa, organizei um espaço adequado para trabalhar com papietagem.
As crianças cortaram o papel Kraft (pardo) em pequenas tiras. Escolhemos este tipo de papel (mais grosso), porque nosso objetivo era reforçar a caixa, além de dar a ela uma nova cobertura (papietagem).
A técnica de papietagem consiste em colar papel sobre papel, formando camadas sobrepostas aplicadas sobre uma superfície dura. Para que o trabalho de papietagem tenha maior êxito, será importante deixar secar cada camada para aplicar uma próxima.
Com crianças pequenas, as etapas de cortar o papel e depois colá-lo sobre a caixa, foram realizadas em momentos diferentes (início e final da aula), a fim de não ultrapassar o tempo delas de envolvimento e concentração".
3. Matemática
"Construção de um gráfico: “Quantas pessoas moram com você?”.
Construímos uma tabela com os dados. Cada criança pegou um cartão numerado com o número de pessoas que moram em sua casa e colou no gráfico (cartaz). Depois de pronto farão o registro.
Para finalizar fizemos a dobradura da casa".
4. Hora do conto: “A casa sonolenta”.
3º Momento: Pintura da caixa/casa. (área externa)
"A caixa será a Casa Sonolenta. Para esta sessão de pintura, recorremos ao livro e retomamos a história. As crianças pequenas adoram ouvir a mesma história muitas vezes.
Observando as imagens do livro, as crianças deveriam identificar a cor da casa (tons de azul) para pintar nossa casa (caixa): também de azul".
Materiais necessários:
• A caixa
• Pincéis, um para cada criança;
• Tintas
Depois de organizados o espaço e o material, mãos à obra!!! A caixa foi colocada no centro do círculo de crianças e elas realizaram a pintura coletivamente.
4º Momento: Construção do mobiliário/cama.
"Para a nossa casa, fizemos a cama, que é o mobiliário de maior referência na história.
Construiremos a cama com caixas pequenas e de um tamanho que caiba dentro da caixa (casa) fechada. Utilizamos uma caixa para representar a cabeceira e outra, para o colchão. Colocamos uma caixa na outra com fita crepe e posteriormente fizemos a pintura da cama. As crianças deveriam observar o livro e decidir a cor da cama de acordo com as imagens do livro (marrom)".
5. Informática
Assistimos a apresentação de duas histórias que apresentam repetições (lengalengas) - youtube:
· A casa sonolenta (2:17)
· A velha a fiar (5:00)
Após cada uma das apresentações fizemos a retomada dos fatos.
6. Hora do conto: “A casa sonolenta”.
5º Momento: Elaboração dos personagens/ montagem da caixa
"As crianças foram solicitadas a trazerem brinquedos que pudessem representar os personagens. Caso não fosse possível utilizá-los, faríamos a elaboração dos que faltassem utilizando materiais recicláveis já coletados".
6º Momento: Brincando e contando histórias com a caixa.
Depois de pronta a caixa, desfrute com o grupo de uma divertida história. Neste momento, as crianças contaram a história e não apenas ouviram o enredo original. Também puderam manusear os personagens, imaginando e criando diferentes aventuras.
7. Produção de texto
Observe a imagem e escreva o nome dos personagens da história: “A casa sonolenta”
RETIRADO DO BLO DIARIO DE UM DIRETOR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário