sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Projeto de leitura para surdos
Projeto de leitura para surdos
PROJETO PORTUGUES –
TURMAS EM LIBRAS
Titulo: Projeto de Leitura
Tema: “Ziraldo e seus Amigos” na Educação de surdos
Justificativa:
Quanto melhor uma criança lê, mais ela gosta de ler; quanto mais hábil na leitura, mais autonomia tem para buscar os livros como fonte de conhecimento e prazer, tratando-se de crianças surdas isto fica mais evidente, quanto a necessidade ao acesso do conhecimento através dos livros. Tudo pode ganhar sentido através da língua de sinais: um
conto de fadas, o enunciado de um exercício de matemática, uma pintura clássica, um verbete de
um dicionário, uma explicação sobre o que é o tempo.
Com este projeto apresentamos algumas possibilidades de trabalho em sala de aula e
em casa querendo que a nossas crianças surdas aprenda a gostar de ler. Estamos certos de que é
tarefa institucional da escola garantir que seus educandos se tornem usuários efetivamente
hábeis do sistema de representação escrita, pois saber ler e escrever é condição indispensável ao
exercício pleno da cidadania para os surdos.
Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há
inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado às crianças
surdas seja interessante e desperte a curiosidade das mesmas.
A partir da leitura das obras de Ziraldo, que é consagrado, pode-se desenvolver
atividades que motivem a criança surda para a criação de textos. Além disso, a análise e
observação de ilustrações que compõem as obras e outras que tratem do mesmo tema podem
servir de modelo para que os educandos surdos produzam as ilustrações para os textos de sua
autoria, vivenciando, assim, a experiência do processo de criação de um livro.
Publico Alvo: Alunos Surdos da 2ª e 3ª série: turmas em LIBRAS 3ª série de Ouvintes.
Objetivos Gerais:
Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
Tornar a leitura um ato prazeroso.
Possibilitar a integração dos pais com os filhos surdos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.
Estimular os educandos surdos a participar ativamente da ciranda de livros;
•Desenvolver o hábito de leitura
Interpretar e analisar textos em LIBRAS;
Produzir textos em linguagem não-verbal;
Sensibilizar o educando surdo para os problemas sociais;
Mostrar e conhecer as diferentes formas de representação textual;
Sensibilizar o educando surdo para a relação entre fantasia e realidade na construção do
texto.
Objetivos Específicos:
Identificar o objetivo de um texto e o público a que se destina;
Compreender e empregar alguns mecanismos de coesão textual; entender o uso da
vírgula para isolar uma explicação;
Entender o uso de sinais de pontuação e as implicações de sentido; observar e entender a
organização de textos em parágrafos;
Entender o uso da letra inicial maiúscula em algumas situações;
Produzir um texto descritivo para compor um álbum sobre personagens dos livros de
Ziraldo;
Apresentar através da LIBRAS um personagem, como se fosse o próprio personagem;
Produzir um texto informativo para montar um painel coletivo sobre a vida e a obra do
escritor Ziraldo.
Incentivar os educandos surdos a escolherem uma história de Ziraldo que gostariam de
ouvir;
Desenvolver o hábito e o prazer pela leitura;
Levar o educando surdo à análise e à compreensão das idéias do autor e a buscar no texto os elementos básicos e os efeitos de sentido; •
Utilizar e reconhecer os mais diversificados tipos de textos;
Estabelecer relações entre o que se lê e as experiências pessoais;
Desenvolver a língua de Sinais (sinalização) e escrita da Língua Portuguesa;
Ampliar o vocabulário em LIBRAS e português;
Desenvolver a criatividade, a expressão facial e corporal.
Procedimentos Metodológicos
Pesquisa e seleção de livros, pela equipe responsável, sobre diversos temas;
Leitura pela equipe responsável dos livros selecionados;
Leitura coletiva da obra pela professora e educandos;
Leitura Sinalizada dialogada, em sala de aula, semanalmente;
Pesquisa de vocabulário;
Discussões circulares, debates sinalizados;
Pesquisa em grupo sobre a influência de diversas culturas brasileira: vestimentas, danças,
folclore, artes religião, língua, culinária.
Levantamento de dados e seleção de material para confecção de cartazes sobre o assunto .
Exposição do material pesquisado na biblioteca da escola; Intertextualidade com outros textos que tratem do mesmo tema (filmes, músicas, pinturas, esculturas, etc);
•Produção de textos coletivos e individuais;
Reescrita de textos após correção
Produção de textos não-verbais a partir da observação e análise de modelos
Aplicação das técnicas de artes plásticas;
Produção de livro com a coletânea de textos escritos pelos alunos;
Diagramação, formatação e impressão do livro.
Contato com diferentes tipos de textos: práticos, Informativos, literários , científicos,
contos, receitas, poesias, etc;
Preenchimento da ficha de leitura;
Uso da “caixinha de perguntas” (perguntas relacionadas com o que se leu);
Leitura “gratuita”, ou seja, o aluno lerá para si mesmo, sem outra finalidade senão a de
sentir como pode ser bom entregar-se à leitura;
Participação da família respondendo aos questionários sobre o projeto, participando e
incentivando à leitura;
Visitas constantes à biblioteca;
Dramatizações;
Produção e reescritura de texto;
Representação artística de temas encontrados nos livros (origâmi, modelagem, pintura,
música, etc.);
Saral da Leitura em Libras;
Conhecendo a biografia de alguns autores como: Ziraldo, Ruth rocha, entre outros.
Cronograma
Período
Atividades
Abril
Maio
Junho
Julho
Avaliação (objetivos alcançados)
A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos
seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
O processo é avaliado no decorrer das atividades em sala de aula, observando a
participação, envolvimento, criatividade, relacionamento, cooperação dos educandos surdos.
No final do ano letivo, será realizada, na escola, uma noite para o lançamento dos
livros e socialização do trabalho realizado, com a participação dos educandos surdos, pais, funcionários, coordenadores, direção pedagógica e administrativa, enfim, toda a comunidade
escolar.
Referencias Bibliográficas
GOLDFELD, Márcia. A Criança Surda: Linguagem e Cognição Numa Perspectiva Sócio-
Interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.
SILVA, Marília da Piedade Marinho. A construção de Sentidos na Escrita do Aluno Surdo.
São Paulo: Plexus, 2001.
Propositura para a Educação de surdos em Santa Catarina: Uma Leitura em Construção -
Fórum em Defesa dos Direitos dos Surdos - 22/11/2000.
QUADROS, Ronice Muller de. Educação de Surdos: Aquisição da Linguagem. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1997.
http://libraseducandosurdos.blogspot.com/
SUGESTÕES PARA SEREM TRABALHADAS NO PROJETO
ATIVIDADES DE PROTUGUÊS:
Leitura dos livros escolhidos pelos professores de turma;
Interpretação das histórias (sinalizada);
Preenchimento da ficha de leitura;
Contação de Historia pela instrutora Surda;
Re-conto pelos alunos;
Re-escrita da história pelos alunos (grupo e individual);
Produção de textos coletivos e individuais;
Selecionar alguns aspectos gramaticais dos textos;
ATIVIDADES DEMATEMÁTICA:
Montar uma Linha do tempo com os anos de lançamento dos livros do Ziraldo;
Pesquisar o numero de coleções de livros escrito pelo autor;
Criar situações problemas relacionando com o numero de livros lidos, números de
paginas, entre outros;
Construir gráficos com o numero de livros em cada coleção que Ziraldo escreveu.
Analisar o sistema de medida utilizada pela empresa Água de Joinville (responsável pelo tratamento das águas na cidade).
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA
Procurar no mapa do Brasil onde fica a cidade que Ziraldo nasceu, onde fica a casa dele
atualmente, a filmagem do filme “Menino Maluquinho”;
Analisar as cenas das filmagens (zona rural, ou urbana), tipos de paisagens;
Observar e relatar os mais diversos ambientes que aconteceram as histórias.
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
Utilizando a história “O menino da Lua”, mostrar o Sistema Solar através das imagens
do livro;
Trabalhar com as características de cada Planeta, (leitura das imagens sinalizada);
Assistir um vídeo sobre a criação do universo; (sinalizar);
Interpretação e reprodução de uma maquete do sistema solar pelo grupo de alunos. través da leitura do livro “Viva a Água”, desenvolver atividades relacionadas com o corpo humano; consumo conscientizado, importância da água para o planeta, poluição da água, e meio ambiente, prejuízos para a civilização;
ATIVIDADES DE HISTÓRIA
Pesquisa a História dos Livros;
Montar um painel com imagens e reportagens pesquisadas pelas crianças e família; Pesquisa em grupo sobre a influência de diversas culturas brasileira: vestimentas, danças, folclore, artes religião, língua, culinária.
ATIVIDADES DE ARTES
Construção dos personagens das histórias, utilizando sucatas;
Montagens dos Painéis das reproduções das caricaturas de Ziraldo.
Construção de Maquetes.
ETAPA DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
PRIMEIRAETAPA
Assistir ovídeocom o Autor Ziraldo:
Este vídeo o autor apresenta seu estúdio, onde ele escrever seus livros e coleções de
livros; Como e onde são produzidos os livros que escreve;
Como desenhar o Menino Maluquinho;
Os livros que mais venderam e o que ele mais gosta.
Discussões, debates sinalizados entre a Instrutora (Profª. Surda) e os alunos surdos, com o auxilio das Profª. Ouvintes).
OBSERVAÇÃO: Todo o vídeo será interpretado em Língua de Sinais para os alunos surdos, pela professora Laura (Interprete e professora Bilíngüe).
SEGUNDA ETAPA
Apresentar a história“Ritanão Grita” – Rute Rocha.
Contação da História em LIBRAS, pela Instrutora (Profª. Surda);
Contextualização dos fatos pelas profª. em LIBRAS
Interpretação da história (atividades no quadroRe-conto da história pelos alunos (sinalizados);construção da Personagem com folhas de jornal e
TERCEIRA ETAPA
Assistir o Filme “Menino Maluquinho” do Autor Ziraldo:
OBSERVAÇÃO: Todo o vídeo será interpretado em Língua de Sinais para os alunos surdos.
Discussões, debates sinalizados entre a Instrutora (Profª. Surda) e os alunos surdos, com o
auxilio das Profª. Ouvintes).
QUARTA ETAPA
Apresentar a história “Beto Baguncinha” – Flávia Muniz
Contação da História em LIBRAS, pela Instrutora (Profª. Surda);
Contextualização dos fatos pelas profª. em LIBRAS;
Interpretação da história (atividades no quadro);
Re-conto da história pelos alunos (sinalizados);
QUINTA ETAPA
Apresentar o filme e a história de “FICTS” – Ziraldo.
Contação da História em LIBRAS, pela professora;
Contextualização dos fatos pelas profª. em LIBRAS;
Interpretação da história (atividades no quadro);
Re-conto da história pelos alunos (sinalizados);
Construção de um painel com objetos que possa ser da cor Ficts;
Utilizar fantoches confeccionados com sucatas para simbolizar as cores no momento da
dramatização da história (é uma historia com situações abstratas e de difícil compreensão
para os alunos surdos). Será necessário um vivencia com cores para depois começar a
ensaiar o teatro.
SEXTA ETAPA
Apresentar a história, “Azul e Lindo: Planeta Terra, nossa casa” – Rute Rocha.
Contação da História em LIBRAS, pela professora e pela Instrutora (Profª. Surda);
Contextualização dos fatos pelas profª. em LIBRAS
Interpretação da história (atividades no quadro);
Re-conto da história pelos alunos (sinalizados);
Construção de uma maquete com o Planeta Terra, cuidados com o Meio Ambiente
Interpretação da história (atividades no quadro Re-conto da história pelos alunos (sinalizados);construção da Personagem com folhas de jornal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário