quinta-feira, 12 de novembro de 2015

SEQUENCIA DIDATICA SOBRE VALORES ELABORADA PELA PROFESSORA CLAUDIA MARIA AMARAL -SERRARIA

SEQUENCIA DIDÁTICA TEMA: Valores TURMA: Tempo Integral _2º ao 5º ano PROFESSORA: Claudia Maria Amaral PERIODO: 10 dias DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Direitos humanos, Cultura de artes, Esporte e laser, Letramento e alfabetização. OBJETIVO GERAL: Trabalhar a identidade do aluno fazendo com que ele se reconheça como um ser social em direitos e deveres.Possibilitando-o ser um cidadão capaz de conviver harmonicamente com as diferenças, respeitando os limites da convivência social,tendo como princípios básicos o amor próprio e aos outros. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Resgatar a valorização do ser humano e a importância das virtudes, como tendências para o bem, que devem ser ensinados e partilhados a qualquer idade. -Fortalecer os vínculos afetivos no âmbito educacional para desenvolver cultura de cooperação. -Oferecer ao educando experiências significativas que o prepare para a vida como cidadão. -Desenvolver ações contra violência e maus tratos entre as crianças. -Refletir sobre comportamento e boas maneiras. -Reconhecer o próprio valor. -Abordar o assuntos referentes aos sentimentos para com os outros. -Criar diferentes gestos a partir de musicas trabalhadas compreendendo as possibilidades de transformação da expressão corporal. -Desenvolver habilidades de elaborar registros pessoais para a sistematização das experiências vivenciadas. -Apreciar suas produções pessoais e dos colegas por meio de observação e interpretação de imagens. -Compreender, as diferenças presentes em sala de aula e a importância da convivência pacífica frente a elas, com postura de tolerância e respeito. -Desenvolver capacidades especifica para escrever. -Conhecer os usos das letras observando a caligrafia e a legibilidade. -Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura. -Planejar a escrita considerando o tema proposto. -Participar das interações cotidianas em sala de aula: escutando com atenção e compreensão; respondendo as questões propostas pelo professor; expondo opiniões nos debates com os colegas e o professor. -Planejar a fala em situações formais. DESENVOLVIMENTO: 1º dia: Introduzir o assunto. Realização da dinâmica da caixa de bombons, onde os alunos escolherão os colegas de acordo com as virtudes apresentadas. -Após a dinâmica roda de conversa sobre como cada aluno compreende as virtudes apresentadas na dinâmica. Será que cada um de nós possuímos apenas uma virtude? -Que outras virtudes existem além das citadas na dinâmica? 2º dia: Listar as virtudes mencionadas durante as atividades e com elas confeccionar jogo da memória onde será relacionada a letra inicial a palavra. 3º dia: Usar as mesmas palavras do jogo para confecção da árvore das virtudes. 4º dia: Atividade escrita sobre Pureza. 5º dia: Atividade escrita. 6º dia: Atividade escrita. 7º dia: Atividade de leitura , interpretação e escrita: 8º dia: -Confeccionar uma caixa de correio para que os alunos possam trocar correspondências. -Determinar um dia da semana para o correio da amizade.Nesse 1º dia de correio cada aluno sorteará um colega e escreverá um bilhete elogiando seu jeito de ser, enfatizando suas características. 9ªdia: -Assistir ao filme : A hera do gelo. -Roda de conversa sobre o filme: Quem eram os personagens do texto? Onde a historia se passa? Como era a relação afetiva entre os personagens? Qual foi o desfio encontrado pelos personagens? Como os personagens reagiram diante dos desafios? Que virtudes vocês perceberam nos personagens do filme? 10º dia: -Historias: A galinha ruiva. -Leitura . -Interpretação oral reforçando as virtudes referidas no texto . - Confeccionar máscaras dos personagens da historia para dramatização da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário