quinta-feira, 12 de novembro de 2015
SEQUENCIA DIDATICA SOBRE VALORES ELABORADA PELA PROFESSORA CLAUDIA MARIA AMARAL -SERRARIA
SEQUENCIA DIDÁTICA
TEMA: Valores
TURMA: Tempo Integral _2º ao 5º ano
PROFESSORA: Claudia Maria Amaral
PERIODO: 10 dias
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Direitos humanos, Cultura de artes, Esporte e laser, Letramento e alfabetização.
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar a identidade do aluno fazendo com que ele se reconheça como um ser social em direitos e deveres.Possibilitando-o ser um cidadão capaz de conviver harmonicamente com as diferenças, respeitando os limites da convivência social,tendo como princípios básicos o amor próprio e aos outros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Resgatar a valorização do ser humano e a importância das virtudes, como tendências para o bem, que devem ser ensinados e partilhados a qualquer idade.
-Fortalecer os vínculos afetivos no âmbito educacional para desenvolver cultura de cooperação.
-Oferecer ao educando experiências significativas que o prepare para a vida como cidadão.
-Desenvolver ações contra violência e maus tratos entre as crianças.
-Refletir sobre comportamento e boas maneiras.
-Reconhecer o próprio valor.
-Abordar o assuntos referentes aos sentimentos para com os outros.
-Criar diferentes gestos a partir de musicas trabalhadas compreendendo as possibilidades de transformação da expressão corporal.
-Desenvolver habilidades de elaborar registros pessoais para a sistematização das experiências vivenciadas.
-Apreciar suas produções pessoais e dos colegas por meio de observação e interpretação de imagens.
-Compreender, as diferenças presentes em sala de aula e a importância da convivência pacífica frente a elas, com postura de tolerância e respeito.
-Desenvolver capacidades especifica para escrever.
-Conhecer os usos das letras observando a caligrafia e a legibilidade.
-Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura.
-Planejar a escrita considerando o tema proposto.
-Participar das interações cotidianas em sala de aula: escutando com atenção e compreensão; respondendo as questões propostas pelo professor; expondo opiniões nos debates com os colegas e o professor.
-Planejar a fala em situações formais.
DESENVOLVIMENTO:
1º dia: Introduzir o assunto.
Realização da dinâmica da caixa de bombons, onde os alunos escolherão os colegas de acordo com as virtudes apresentadas.
-Após a dinâmica roda de conversa sobre como cada aluno compreende as virtudes apresentadas na dinâmica. Será que cada um de nós possuímos apenas uma virtude?
-Que outras virtudes existem além das citadas na dinâmica?
2º dia: Listar as virtudes mencionadas durante as atividades e com elas confeccionar jogo da memória onde será relacionada a letra inicial a palavra.
3º dia: Usar as mesmas palavras do jogo para confecção da árvore das virtudes.
4º dia: Atividade escrita sobre Pureza.
5º dia: Atividade escrita.
6º dia: Atividade escrita.
7º dia: Atividade de leitura , interpretação e escrita:
8º dia:
-Confeccionar uma caixa de correio para que os alunos possam trocar correspondências.
-Determinar um dia da semana para o correio da amizade.Nesse 1º dia de correio cada aluno sorteará um colega e escreverá um bilhete elogiando seu jeito de ser, enfatizando suas características.
9ªdia:
-Assistir ao filme : A hera do gelo.
-Roda de conversa sobre o filme:
Quem eram os personagens do texto?
Onde a historia se passa?
Como era a relação afetiva entre os personagens?
Qual foi o desfio encontrado pelos personagens?
Como os personagens reagiram diante dos desafios?
Que virtudes vocês perceberam nos personagens do filme?
10º dia:
-Historias: A galinha ruiva.
-Leitura .
-Interpretação oral reforçando as virtudes referidas no texto .
- Confeccionar máscaras dos personagens da historia para dramatização da mesma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário