quinta-feira, 12 de novembro de 2015
SEQUENCIA DIDATICA (higiene)ELABORADA PELA PROFESSORA CLAUDIA MARIA AMARAL -SERRARIA
SEQUENCIA DIDATICA
TEMA: Higiene
TURMA: Tempo integral _ 2º ao 5º ano.
PROFESSORA: Claudia Maria Amaral
PERIODO: 1 Mês (maio)
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
EIXOS:
-Compreensão e valorização da cultura escrita.
-Apropriação do sistema de escrita.
-Leitura.
-Produção escrita.
-Oralidade.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
-Desenvolver capacidades especifica para escrever.
-Conhecer os usos das letras observando a caligrafia e a legibilidade.
-Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura.
-Planejar a escrita considerando o tema proposto.
-Participar das interações cotidianas em sala de aula: escutando com atenção e compreensão; respondendo as questões propostas pelo professor; expondo opiniões nos debates com os colegas e o professor.
-Planejar a fala em situações formais.
MATEMATICA
EIXOS:
-Números e operações-álgebra e funções.
-Tratamento de informações.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
-Interpretar e resolver situações problema, compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números naturais.
-Coletar, organizar e registrar dados e informações em tabelas ou gráficos.
ARTES
EIXOS:
-Dança.
-Artes visuais.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM:
-criar diferentes gestos a partir de musicas trabalhadas compreendendo as possibilidades de transformação da expressão corporal .
-Desenvolver habilidades de elaborar registros pessoais para a sistematização das experiências vivenciadas.
-Apreciar suas produções visuais e dos colegas por meio de observação e interpretação de imagens.
DIREITOS HUMANOS E CIDADÂNIA
DIREITO DE APRENDIZAGEM:
-Valorizar o próprio corpo, e conscientizar os alunos de que os hábitos de higiene devem fazer parte do nosso dia a dia, para o bem estar físico ,psicológico e social .
DESENVOLVIMENTO:
1ª etapa: Introduzir o assunto.
-Organizar a sala de aula para fazer a dramatização da historia :”A ESTRELINHA AZUL.”
-Explicar aos alunos que hoje iniciaremos um estudo sobre um assunto muito importante para nossa saúde, e para iniciar irão assistir a dramatização da historia : “A Estrelinha Azul.“ Pedir para prestarem atenção para descobrir qual será o assunto do nosso estudo.
"A Estrelinha Azul"
Tema: HIGIENE
Certa ocasião, no céu grande e bonito, o Sol, depois de uma dia de muito trabalho, acordou a branca Lua e recomendou:
- Amiga Lua, estou cansado e preciso dormir um pouco. Tome conta do céu e não o deixe ficar escuro
A Lua levantou-se sem demora. Bateu palmas e chamou as estrelinhas.
- Depressa, meninas, dizia ela. Depressa! Lavem-se ligeiro e escovem-se para brilharem bastante. Lembrem-se de que temos que tornar nosso céu claro e brilhante!
As estrelinhas apareceram correndo e todas, muito alegres, começaram a lavar-se e a escovar-se. E, coisa maravilhosa, `a medida que se limpavam, brilhavam cada vez mais. E como ficavam lindas!
Todas não: havia uma que estava feia, ainda muito suja! Era a Estrelinha Azul.
A Lua logo que a viu, falou zangada:
- Venha cá, Estrelinha Azul. Como é que você está assim tão suja, tão cheia de pó?
A Estrelinha Azul estremeceu de medo e respondeu atrapalhada:
- É que ontem eu estava brincando de escorregar nas nuvens e fiquei cheia de poeira...
- Ontem? Disse dona Lua mais zangada ainda. Que vergonha!...Então você dormiu assim?...Não faça mais isto!...E limpe-se depressa, que está muito atrasada.
Estrelinha Azul saiu ligeiro de perto de dona Lua e, enquanto andava, resmungava:
- Não gosto de me lavar!! Não gosto de me escovar!... Não quero andar limpa!
- Não diga tal coisa! Falavam-lhe as amiguinhas. Não sabe, então, que quando estamos limpinhas nossa luz é vista da Terra? A estas horas todos lá devem estar olhando para nós, achando nosso céu lindo, lindo!
Mas, nem assim a estrelinha quis ficar limpa e fugiu depressa, toda suja, procurando esconder-se de dona Lua.
Escureceu mais ainda e o céu ficou cheinho de estrelas brilhantes. Entretanto, havia um cantinho escuro onde nada brilhava. Era o lugar da Estrelinha Azul Lá estava ela, mas tão suja, que ninguém podia ver a sua luz. E assim estava o céu, quando no meio da noite, passou o vento gritando:
- Vai chover! Vai chover!
- Depressa, depressa! Falou dona Lua às estrelas. Escondam-se atrás das nuvens para não se molharem.
E as estrelinhas muito nervosas, corriam de cá para lá até ficarem bem escondidinhas na nuvem grande.
Dona Lua contou-as .Faltava uma! Quem será?...Estrelinha Azul!
Onde estaria ela? A cuidadosa Lua olhou para uma lado e para o outro. Nada! Não via coisa alguma...Então suspirou muito triste, procurando esconder-se também. Lá, no cantinho escuro do céu estava a Estrelinha Azul, com muito medo da chuva. Ela não queria molhar-se, mas não enxergava o caminho para voltar para sua casa, a nuvem grande.
- Ah! Se a dona Lua me enxergasse, ela me buscaria! Dizia, chorando. Mas, assim como estou, ninguém me vê! Nunca mais eu ficarei suja, nunca mais!
Nisto aconteceu uma coisa maravilhosa! Enquanto ela chorava, lágrimas foram escorregando pelo seu rostinho, lavando-o. E começou a brilhar e seu brilho foi se espalhando pelo céu. Do lugar onde estava, dona Lua viu aquela luz azul fraquinha e, toda contente, gritou bem alto:
- Venha, Estrelinha Azul, aqui está a nuvem grande! Corra, a chuva vem chegando!!
Estrelinha Azul, ouvindo a voz de dona Lua, olhou e viu a nuvem grande iluminada agora pelo seu brilho azulado. Correu depressa e escondeu-se bem escondidinha. E a chuva chegou, molhando tudo, no céu e na Terra. Enquanto chovia, a estrelinha foi depressa tomar banho e escovar-se para que brilhasse como as outras estrelas. Choveu, choveu muito.
Quando parou de chover, a estrelinha saiu correndo de trás da nuvem grande. E lá na Terra, as pessoas olhavam para cima, e diziam:
- Vejam a chuva parou e há uma estrela no céu. E como brilha!
Logo as outras estrelas foram saindo de trás das nuvens e se espalharam no céu, brilhando cada uma em seu lugar.
Porém, entre todas, a Estrelinha Azul chamava a atenção, pelo seu brilho diferente, de linda cor azulada.
E, desse dia em diante, logo que levantava, a estrelinha dizia:
- Limpinha eu sou. E com razão. Pois gosto da água. E do sabão!
Após a dramatização o professor realizara uma roda de conversa com a classe onde será debatida a interpretação da historia e a importância da higiene. Para isso poderá questionar:
-Onde a historia se passa?
-Quem são os personagens nessa historia?
-Por que o sol pediu a lua que tomasse conta do céu?
-O que a lua pediu que as estrelinhas fizessem antes de tomar conta do céu?
-O que acontecia quando as estrelas se lavavam e escovavam?
-Por que a Estrelinha Azul estava feia e suja?
-O que a Estrelinha fez para não tomar banho?
-Como ficou o cantinho do céu onde a Estrelinha Azul ficava?
-De repente no meio da noite o vento passou dando qual aviso?E o que as estrelas fizeram?
-O que aconteceu com a Estrelinha Azul nesta parte da historia?O que ela sentiu? Em sua opinião o que ela percebeu naquele momento?
-Como a Estrelinha conseguiu sair daquela situação?
-Qual foi a primeira coisa que a Estrelinha fez ao voltar para sua casa nuvem grande?
-Qual era a cor da Estrelinha Azul?
-Que frase a Estrelinha dizia ao final da historia?
-Quem era a personagem principal nessa historia?
-Depois de conhecer a historia da Estrelinha Azul você imagina qual será o assunto do nosso estudo esse mês?
-A Estrelinha Azul não gostava de tomar banho. Será que existe pessoas que não gostam de tomar banho?
-Que outras forma de higiene devemos ter?
-Se ficarmos sem tomar banho e sem manter a higiene do nosso corpo, de nossa casa e dos lugares por onde passamos. O que pode acontecer conosco?
-Que doenças podem ser adquiridas quando os hábitos de higiene corporal e ambiental são desprezados?
-Após o debate cada aluno recebera frases fatiadas com formas de higiene, para que as reformule e confeccione cartazes e façam a ilustração:
.TOMAR BANHO E USAR ROUPAS LIMPAS.
.LAVAR AS MÃOS ANTES DE COMER.
.CORTAR AS UNHAS.
.LAVAR AS MÃOS APÓS USAR O BANHEIRO.
.LAVAR FRUTAS E VERDURAS.
.LAVAR BEM EMBAIXO DAS UNHAS.
.ESCOVAR OS DENTES.
.BEBER AGUA FILTRADA OU FERVIDA.
. LAVAR E PENTEAR OS CABELOS.
.USAR FIO DENTAL.
.VSITAR REGULARMENTE O DENTISTA.
.NAÕ ANDAR DESCALÇO.
.MANTER O AMBIENTE A SUA VOLTA LIMPO E ORGANIZADO.
2ª Etapa: Formas de higiene.
1-Banho:
Video: Zuzubalandia - Preguiça de tomar banho.
* Questionamentos a partir do vídeo:
- Por que a Maria Mole ficou cheia de moscas ao seu redor?
- O banho pode ser divertido?
- O que Maria Mole mais gostou do banho?
- O que pode acontecer com as pessoas que não tomam banho?
- E quando não lavamos o cabelo?
- Que insetos são atraídos pelos cabelos? (piolho)
- O que precisamos fazer para evitar piolhos?
-Por que precisamos tomar banho?
-Texto informativo sobre o banho.
Banho
Tomar banho é uma exigência da nossa pele - barreira natural contra a entrada de micro-organismos em nosso corpo. A pele é formada por pequenos poros, por onde sai o suor de nosso corpo, e pelas glândulas sebáceas. Além disso, a pele elimina diariamente células mortas. Se deixarmos que os resíduos naturais do corpo (suor, células mortas e sebo), a poeira e a sujeira se acumulem, as bactérias comensais – bactérias que convivem conosco sem necessariamente causar doenças – irão se multiplicar descontroladamente, danificando o nosso corpo e abrindo espaço para que outras bactérias nocivas e micro-organismos indesejados entrem em nosso corpo causando doenças. Quando tomamos banho, removemos os resíduos naturais do corpo e mantemos o equilíbrio entre as bactérias comensais e a pele.
Informações extraídas da Revista Ciência Hoje das Crianças, n. 176, jan – fev, ano 2007. Por que temos que tomar banho?
Quais produtos devemos utilizar durante o banho para eliminar os resíduos naturais do nosso corpo (suor, células mortas e o sebo), a poeira e as sujeiras?
-Pedir que os alunos tragam de casa rótulos de produtos de higiene pessoal para confecção de cartaz , tabela e gráfico. A turma será dividida em grupos para que os alunos tragam rótulos diversificados como para higiene dos dentes, dos cabelos, das orelhas e do corpo.
FOTOS
-Receita de xampu Caseiro contra piolho. (Situações problema)
( Livro: Dia a dia do professor )
2-Boca e dentes:
-Roda de leitura, onde cada aluno le uma pagina do livro:”HISTORIA DE DENTINHO.”Maria Hilda de Paiva Andrade.Editora :Dimensão.
Realizar um debate acerca do livro questionando:
-Quando começou o problema de dentinho?
-Qual a importância da saúde bucal?
- Quais os cuidados que devemos ter com os dentes?
- Quando devemos escovar os dentes?
- Quais os produtos e os instrumentos utilizados para manutenção da saúde bucal?
- Quais alimentos devem ser evitados para termos dentes saudáveis?
- O que acontece quando não escovamos os dentes?
O que são cáries?
- Quais alimentos devem ser evitados?
- Quais alimentos são importantes para mantermos a saúde bucal?
- Por que comer maçã faz bem para a saúde bucal? (os alimentos que possuem ação adstringente, como a maçã, ajuda na remoção de resíduos acumulados nas gengivas).
-O que devemos fazer para cuidar bem da nossa boca?
-Propor aos alunos que recorte de jornais e revistas alimentos (frutas, verduras, legumes etc.) e produtos (pasta de dente, fio dental, anti -séptico bucal, consulta periódica ao dentista etc.) que ajudam na saúde bucal e alimentos que são prejudiciais aos dentes, provocando o surgimento de cáries, placas bacterianas etc., (como balas, chicletes, refrigerantes, doces etc.); identificando e colando em dois cartazes em forma de dentes: um saudável e outro com cárie e placas bacterianas
-JOGO: Trilha, lógica, caça-palavras, semelhanças.
3-Mãos e unhas:
- Musica: Lava as mãos. ( CD GALINHA PINTADINHA.)
Em seguida questionar a classe
- Por que é importante lavar as mãos?
- O que pode acontecer a nossa saúde quando não lavamos as mãos?
- Como se lava a mão? Vocês sabem lavar bem as mãos?
- Proporá a realização do seguinte experimento;
Experimento: Será que sei lavar a mão direito?
Materiais
- 1 venda para os olhos;
- 1 pote de tinta guache colorida;
- Água para enxaguar;
- 1 toalha para secar as mãos após o experimento.
Procedimentos:
1. Coloque a venda em um do aluno;
2. Sem deixar que o aluno veja a tinta guache, explique que colocará em suas mãos um pouco de sabonete líquido;
3. Peça para o aluno estender as mãos e despeje um pouco de tinta nelas;
4. Oriente-o para que esfregue as mãos, como se estivesse lavando-a;
5. Retire a venda do aluno;
6. Observe com a classe se a tinta colorida se espalhou por toda a mão ou se alguma parte ficou sem tinta;
Resultados:
Explicar que este experimento simula a forma como lavamos as mãos. As partes que não foram coloridas pela tinta são as que não foram “bem lavadas”, restando ainda sujeira e micro-organismos prejudiciais a nossa saúde. Daí a importância de se ter paciência e procurar lavar todos os cantinhos das mãos, inclusive as unhas. Destacar a importância de mantermos as unhas limpas e cortadas, pois além dos micróbios e germes que nela se alojam, os vermes que estão na areia ou na terra podem se permanecer debaixo das unhas. Assim, se coçarmos um machucado, com as unhas, compridas e sujas, ou levarmos nossas mãos, sem as lavarmos, aos olhos, boca e nariz, estes seres nocivos podem penetrar em nosso corpo, causando inflamações e doenças.
- Depois do experimento apresentar texto instrucional com a maneira correta de lavar as mãos ,levar a turma ao banheiro para higienizarem as mãos da maneira correta.
- Construção de cartaz: Precisamos lavar as mãos .
ANTES DE: DEPOIS DE:
- Texto: Dicas afiadas,situações problemas.
( Livro: Dia a dia do professor )
- Após conhecer a importância da higiene pessoal dividir a turma em grupos e propor a realização de pesquisa sobre verminoses destacando a causa ,os sintomas, como evitar. Os grupos deverão apresentar o resultado de sua pesquisa aos demais grupos com a participação de todos os integrantes.
Fonte livros:
- Depois da apresentação da pesquisa cada grupo recebera uma ilustração acompanhada por um questionamento que devera ser respondido por escrito pelo grupo e apresentado aos demais grupos , as ilustrações e as respostas serão fixadas em um cartaz para expor em sala de aula .
- Atividades sobre verminoses:
- Visita ao laboratório de analise clinica para conhecer aparelhos utilizados na realização de exames e entrevista ao bioquímico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário