domingo, 18 de agosto de 2013

COMO MONTAR UM ROTEIRO DE AULA

COMO MONTAR UM PLANO DE AULA Plano de Aula: Passo a passo 1º Passo: Tema Escolha um tema geral para a sua aula; 2º Passo: Série ou turma É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades; 3º Passo: Duração Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de cada atividades e das dificuldades da turma, o importante é que você consiga chegar ao objetivo principal do seu temo escolhido; 4º Passo: Disciplina Qual a matéria escolar que está envolvida com o tema; 5º Passo: os direitos de aprendizagem Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que você quer alcançar com os seus alunos. Importante, nesta etapa do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como: - Desenvolver a ação coletiva; - Articular o cotidiano com a vida escolar; - Despertar o interesse pelo assunto; - Instigar o trabalho em grupo; 6º Passo: Desenvolvimento Aqui você vai colocar as suas ideias de como ira desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, etc; 7º Passo: Recursos São matérias que você irá utilizar em sala de aula, como: som, livro didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materiais recicláveis, etc; 8º Passo: Avaliação Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e aprendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido por seu aluno durante o projeto. Observação: Nenhum projeto e nenhum plano de aula é igual ao outro, devemos seguir a exigência de cada instituição de ensino, se a sua ideia não deu certo, vale a pena improvisar e melhorar, o importante é sempre produzir conhecimento e auto confiança. Imprevistos fazem parte do cotidiano escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário