SONDAGEM
DE NÍVEL DE ESCRITA
As investigações sobre a psicogênese
da língua escrita permitem ao professor atuar como mediador no processo
ensino-aprendizagem e fornecer pistas para o aprendiz tornar-se alfabético.
Nesse processo, a sondagem diagnóstica capacita o educador a conhecer as
hipóteses das crianças envolvidas.
Para realizar uma sondagem escolhe-se
quatro palavras (uma polissílaba, uma trissílaba, uma dissílaba e uma
monossílaba, nesta ordem) e uma frase de um mesmo campo semântico. Uma das
palavras ditadas anteriormente deve aparecer nesta frase.
Exemplo: lista de animais
DINOSSAURO
JACARÉ
GATO
BOI
O GATO DORMIU NA SALA.
Pede-se então, para que a criança
(atividade individual) escreva do jeito que souber. É importante pedir para que
ela leia, apontando as letras e os sinais correspondentes à fala.
A partir do material investigado em
uma sondagem, pode-se refletir sobre o pensamento da criança e perceber sua
hipótese linguística.
Como a sondagem deve ser utilizada:
* instrumento para analisar as
hipóteses da criança a partir de atividades significativas, colocando a criança
diretamente em contato com o desafio de escrever.
* subsídio para o professor;
* instrumentalizador do processo;
* conhecer o que a criança pensa de
forma geral sobre a escrita, qual a lógica que utiliza naquele momento para
escrever;
* analisar as hipóteses das crianças
a partir de uma proposta significativa, que faz parte de uma sequência de
atividade, ela sabe por que e para que está escrevendo,tendo uma função social;
* colecionar produções das
crianças:com esse material é possível fazer um acompanhamento periódico da
aprendizagem da criança e formular indicadores que permitam ter uma visão da
evolução da hipótese de escrita da criança ao longo do processo.
Objetivos da sondagem:
*instrumento para mapear o conhecimento
das crianças sobre a escrita;
* reorientar sua prática pedagógica;
*material de pesquisa para definir as
possíveis intervenções;
* elaborar seu planejamento, propondo
situações capazes de gerar novos avanços na aprendizagem das crianças;
*obter dados sobre o processo de aprendizagem de cada
criança.
Campos semânticos
As palavras podem associar-se de várias
maneiras. Quando se relacionam pelo sentido, temos um campo semântico. Não se
trata de sinônimos ou antônimos, mas de aproximação de sentido num dado
contexto.
Ex.: perna, braço,
cabeça, olhos, cabelos, nariz -> partes do corpo humano
azul, verde, amarelo, cinza, marrom, lilás - cores
martelo, serrote, alicate, torno, enxada -> ferramentas
batata, abóbora, aipim, berinjela, beterraba –> legumes
azul, verde, amarelo, cinza, marrom, lilás - cores
martelo, serrote, alicate, torno, enxada -> ferramentas
batata, abóbora, aipim, berinjela, beterraba –> legumes
Observações
a) Também constituem
campos semânticos palavras como flor, jardim, perfume, terra, espinho, embora
não pertençam a um grupo delimitado; mas a associação entre elas é evidente.
b) As palavras podem pertencer
a campos semânticos diferentes. Veja o caso de abóbora, citada há pouco. Ela
também serve para indicar cor, o que a colocaria no segundo grupo de palavras.
VENTILADOR
2. CORTINA
3. MESA
4. GIZ
5. MINHA PROFESSORA USA GIZ NA LOUSA.
1. APONTADOR
2. CANETA (CADERNO)
3. LÁPIS
4. GIZ
5. QUEBROU A PONTA DO MEU LÁPIS.
1. SUBMARINO
2. CAMINHÃO
3. CARRO
4. TREM
5. O ÔNIBUS LEVA MUITA GENTE.
1. RINOCERONTE
2. CAMELO
3. PERU
4. RÃ
5. O CAMELO VIVE NO DESERTO.
1. JOANINHA
2. OVELHA
3. LEÃO
4. BOI
5. O LEÃO É O REI DAS SELVAS.
1. BRINCADEIRA
2. ALEGRIA
3. SAÚDE
4. PAZ
5. A MELHOR COISA NA VIDA É TER SAÚDE
1. TORRADINHA
2. MANTEIGA
3. CAFÉ (LEITE)
4. PÃO (MEL)
5. AQUELA MENINA GOSTA DE PÃO COM MANTEIGA.
1. ESTÔMAGO
2. CABEÇA
3. PERNA
4. PÉ
5.
1. COMPUTADOR
2. REVISTA
3. RÁDIO
4. FAX
5. NO RÁDIO TOCA MÚSICAS BONITAS.
1. NATUREZA
2. PLANETA
3. TERRA
4. FLOR
5. O NOSSO PLANETA É MUITO BONITO.
1. PRIMAVERA
2. ANIMAIS
3. JARDIM
4. AR
5.OS ANIMAIS PRECISAM DE CARINHO.
1. ESCOLINHA
2. BOLICHE
3. CORDA
4. PÁ
5. EU GOSTO DE PULAR CORDA.
1. BRINCADEIRAS
2. DESCANSO
3. LIÇÃO
4. SOL
5. O DESCANSO DAS FÉRIAS É MUITO BOM.
1. PIPOQUEIRO
2. QUADRILHA
3. BALÃO
4. SOM
5. O PIPOQUEIRO VENDE MUITA PIPOCA.
1. REFEITÓRIO
2. ESCOLA
3. PÁTIO
4. CHÃO
5. A ESCOLA É UM LUGAR BEM LEGAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário