Atividades permanentes
1-trabalho com o alfabeto
Todos os dias cantar a parlenda suco gelado:
SUCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO
A-B-C-D-E...... sempre apontar as letras no alfabeto que deve ser fixado
acima do quadro negro.
Primeiro ir na sequência e depois saltando. Cada dia um aluno vai
apontar as letras no alfabeto para a sala ir falando.
Fazer esse tipo de atividade até que todos sejam capazes de reconhecer e
nomear todas as letras e saber a sequência alfabética.
2-Trabalho com o calendário
Trabalhar o dia do mês
o ano
o mês
que dia ou mês vem antes ou depois de...
trabalhar o clima desenhando abaixo de cada quadrinho com o dia do mês,
como está o tempo e no final do mês fazer tabelas e gráficos: quantos dias
chuvosos, nublados, ensolarados
Trabalhar primeiro dia da semana, os nomes dos dias ( fazer um cartaz
com um nome abaixo do outro na ordem, e fixar na parede, fazer também um de
números com as escritas por extenso dos mesmos e um com os meses do ano - Esse
material é necessário, eles usam como suporte para a escrita autônoma).
3_ Leitura pelo professor
Ler no início da aula, um livro, uma receita, um poema, uma música, ou
seja, use variedade textual, vários géneros e autores. Use estratégias
diferentes para prender a atenção dos mesmos (mude o tom de voz para cada
personagem, faça mistério, deixe para ler o final depois, pergunte o que acham
que vai acontecer depois de certa parte do livro (instigue de forma que leiam
as entrelinhas, o implícito e o explicito). Faça também leitura por capítulos.
4 Leitura compartilhada
Fazer duas vezes por semana. Os alunos acompanham a leitura na cópia que
recebem. Trabalhar com textos de memória, cantigas, trava línguas...... Depois
da leitura colam no caderno de texto ou outro.
Você também pode aproveitar o texto para fazer a leitura de ajuste onde
pede para encontrarem e grifarem as palavras que vc pedir.
5- Roda da conversa
Uma vez por semana, com as cças dispostas em círculos, discutir fatos
ocorridos na escola, no bairro, no mundo. Falamos sobre sentimentos, sobre
assuntos ligados à ciência, consumo, ética, convivência, fatos históricos...
6-Roda literária
Todo final de semana as cças levam gibis, livros ou revistas para
leitura e para compartilhar o prazer da mesma com os familiares.
Então, na segunda feira , fazer a roda literária onde os alunos fazem
indicações do que leram. Leiam esse livro porque... Eu indico esse livro
porque... Ou não indico essa leitura porque.... Eles fazem um breve resumo da
obra (oralmente)
7- Fazendo a contagem de aluno
Contamos as crianças que estão na
sala e fazemos a conta, no canto da lousa, para descobrirmos quantos alunos
faltaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário