PROJETO QUINTO ANO (10) - A sala de aula
ATIVIDADES PARA ALUNOS (estão em anexo)
2º. Pedro e Paulo utilizaram o pé como unidade de comprimento:O pé de Pedro coube 60 vezes e o de Paulo 50 vezes no comprimento da sala.
Como cada pessoa escolheu uma unidade de medida diferente (Ângela e Maria utilizaram o palmo e Pedro e Paulo utilizaram o pé), os resultados obtidos são diferentes, o que dificulta a comunicação entre elas.
Vamos medir a sala com o pé?
Anote aqui o resultado:........................................
Como todos podemos notar as medidas não são as mesmas, não só porque usaram unidades de medidas diferentes, mas porque também o pé e o palmo de uma pessoa é maior ou menor que o de outra pessoa.
Quando os povos começaram a vender e a comprar coisas, dividir as terras, construir navios, casas, essas maneiras individuais de medir foram sendo deixadas de lado.
Para facilitar e simplificar essa comunicação, isto é, para que todos pudessem obter os mesmos resultados ao medir alguma coisa fixou-se o metro como unidade padrão de comprimento.
Utiliza-se o metro para medir a altura das pessoas, o comprimento de uma peça de tecidos, a distância entre duas casas, a largura de um rio, a extensão de uma rua.
Existem vários instrumentos de medida que utilizam o metro como padrão. Você já deve ter visto algum desses objetos ou mesmo ter algum deles em sua casa. Veja:
A régua escolar também é baseada no metro e em escala menor: os centímetros
Nenhum comentário:
Postar um comentário