ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO DE LEITORES
ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO DE LEITORES
PROFESSORA NEIDE BIODERE
A. CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
1) “Quente ou frio” com música ( Pirulito que bate-bate)
Escolher um objeto, mostrá-lo para o grupo e explicar que será escondido dentro da sala. Antes de ocultar o objeto escolher uma criança que deverá aguardar fora da sala. Quando a criança entrar deverá procurar o objeto escondido e, para ajudá-la o grupo deverá cantar a música Pirulito que bate-bate quando ele estiver próximo ao objeto e mais baixo quando dele se afastar.
2) “Atenção Concentração”
Música: (batendo palmas) Atenção concentração/ vai começar/já começou/ritmo/ começa com ...( falar uma letra do alfabeto). Todos os alunos cujo nome se inicia com aquela letra devem ir para a frente da sala. A professora ou o grupo que iniciou a brincadeira indica algo que as crianças devem dizer, exemplo: nome de fruta, animais...iniciados com a letra escolhida.
3) Dinâmica de apresentação
A professora diz o versinho a seguir e indica uma criança: “Pirlimpim pim/ Diga seu nome para mim” O nome dito deverá ser repetido silabicamente por todos ao som de palmas,estalar de dedos, batendo na perna, na carteira, etc. Essa atividade trabalha a sonoridade e a divisão silábica.
4) O mestre mandou
A professora inicia a brincadeira dizendo o comando “o mestre mandou”...(bater palmas, sentar, ficar de pé) Só deve realizar a tarefa se a mesma for precedida do comando citado acima. Essa atividade trabalha a atenção e concentração.
5) Diga e toque
A professora dá a dica e completa a frase, os alunos repetem fazendo o movimento. Para crianças com experiência com rima é dado a pista e elas deverão completar a frase. Abaixo seguem as dicas;
Diga ré e ......toque o pé
Diga pelo e ......toque o cabelo
Diga aço e......toque o braço
Diga fecho e ...toque o queixo
Diga abelha e....toque a orelha
Diga desça e .....toque a cabeça
Diga cão e .....toque a mão.
B. CONSCIÊNCIA DA FIXAÇÃO DA ESCRITA
1) Você lembra
Peça para as crianças sentarem em circulo e fecharem os olhos. Faça perguntas sobre a sala de aula. Qual é a cor da porta do banheiro? O que colocamos na janela ontem? Esta atividade aprimora a capacidade das crianças prestarem atenção a detalhes.
2) Qual é a ordem?
Pode ser realizada com objetos sobre uma mesa ou com alunos segurando esses objetos que devem estar relacionados a uma área específica. (Ciências, Matemática, História, etc) Exemplo: tesoura, canetinha, CD, lápis, lápis de cor( grupo dos materiais escolares) Os objetos são distribuídos numa ordem sequencial. As crianças devem fechar os olhos, e durante esse intervalo a professora escolhe uma criança para recolocar na ordem inicial. Esta atividade trabalha atenção e detalhes.
3) Que letra está faltando
Organizar pranchas alfabéticas comerciais ou impressas consecutivas no chão ( para crianças menores as letras podem ser dispostas na ordem alfabética). A criança deve memorizar a fileira indicada e em seguida fechar os olhos. A professora retira uma letra do local memorizado, a criança abre os olhos e, olhando novamente para a fileira deve tentar descobrir a letra que está faltando.
4) Escrevendo como corpo
Dividir o grupo em duplas. Cada dupla deverá escolher em segredo uma letra do alfabeto que formará com o corpo para os colegas adivinharem. A atividade pode ser realizada com massinha de modelar.
5) O que está faltando
Material: caixa com vários objetos. Escolher uma criança para que olhe os objetos e escolha de 4 a 6. A criança fecha os olhos e a professora retira um. A criança deverá olhar novamente dentro da caixa e descobrir qual foi retirado.
retirado:
Nenhum comentário:
Postar um comentário