sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PROJETO POESIA EM TODA PARTE ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOSÉ GONÇALVES DE MINAS

PROJETO POESIA EM TODA PARTE ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOSÉ GONÇALVES DE MINAS Justificativa Pela necessidade de desenvolver a leitura e escrita dos alunos,e também por acreditar que a poesia pode permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica pelo canto, pela mensagem, o encanto que existem nas palavras. Nessa linha de pensamento é que foi elaborado esse projeto e também pelo fato de perceber a disposição dos alunos em participar da referida atividade ,quando foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios sobre o tema. Também para oferecer aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais de aprendizagem, um ambiente colaborativo entre professor e alunos no qual a capacidade de cada educando seja respeitada e onde pode-se afirmar que todos tenham oportunidade de aprender. DURAÇÃO: DE Outubro a Dezembro. OBJETIVO GERAL Familiarizar o educando com a linguagem poética para que ele sinta prazer em ler, ouvir, produzir poemas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Adquirir conhecimento sobre o gênero literário: poesia Conhecer a estrutura textual em questão Ampliar o repertório literário Recitar poesias explorando os recursos da oralidade. Observar a sonoridade das palavras Pesquisar sobre o gênero textual Compreender a entonação em cada verso Despertar o prazer pela leitura Ler poesias de autores que escreveram e escrevem para o público infanto-juvenil Conhecer e valorizar os poetas regionais. CONTEÚDOS Leitura Característica do gênero textual: poesia Pesquisa Produção de texto e ilustração Revisão ,coletiva, de texto Revisão de textos produzidos METODOLOGIA Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema proposto Apresentação do projeto aos alunos incentivando-os à participação Levantamento de poesias e poetas que a turma conhece Fazer uma lista dos autores preferidos da turma Seleção de poesias pelos alunos Organização de murais com poesias selecionadas pelos alunos Declamação de poesias Produção escrita, coletiva, e individual de poesias observando a estrutura textual Pesquisa na internet de poesias infantis e seus autores. PRODUTO FINAL Sarau de poesias pelos alunos Publicação de um livreto com as produções dos alunos AVALIAÇÃO Ao final do projeto, espera-se que os alunos conheçam as características do gênero poético, diferenciando-o dos demais gêneros textuais. RECURSO Livros variados de autores de poesias infantis como: José Paulo Paes, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Eva funari, Sergio Caparelli entre outros. Laptop, internet, caderno, outras atividades em suportes: folhas de ofício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário