quinta-feira, 26 de junho de 2014
Jogos Matemáticos para alfabetização
Jogos Matemáticos
Antes de jogar com as crianças é bom que o professor saiba como jogar cada jogo que irá trabalhar.
Jogo do ninho:
• Material: Embalagem de ovo (para 6 ou 12 ovos), sendo uma para cada criança. Dados. Tampinhas de refrigerante (6 ou 12) para cada criança.
• Em duplas. As crianças recebem as embalagens, as tampinhas e um dado para a dupla.
• Como jogar: 1º Cada jogador na sua vez joga o dado. Quando o dado para, o jogador conta o número de bolinhas que tem na face que ficou para cima. Esse é o número de tampinhas que ele deve colocar na embalagem.
2º Ganha o jogo quem completar primeiro a embalagem. Jogando com um dado comum, só valem os números de 1 a 3.Se sair 4,5 ou 6, deve –se passar a vez para o próximo jogador.
OBS: - A quantidade de partidas pode ser definida pela professora;
- Depois de realizar o jogo em duplas, pode – se passar para trios e quartetos;
- o registro pode acontecer após a turma estar bem ambientada com a brincadeira;
Variação: usar cartela, ou bandeja de ispor.
Quanto eu ganho?
• Material: Dados e palitos de picolé.
• Em duplas. Cada dupla recebe um dado.
• Como jogar: 1º- Cada jogador na sua vez joga o dado. Quando o dado para, o jogador conta quantas bolinhas tem na face que ficou para cima. Esse é o número de pontos que ele fez na jogada. O número de pontos a ser atingido pode ser determinado pelas próprias crianças ( por ex. 5, 6, 10, 12, etc.);
2º-Toda vez que alguém atingir o número determinado, pega um palito de picolé. Pode-se combinar também o número total de palitos para que alguém seja considerado ganhador; OBS.: - A quantidade de partidas pode ser definda pela professora;
- Depois de realizar o jogo em duplas, pode-se passar para trios e quartetos;
- O registro pode acontecer após a turma estar bem ambientada com a brincadeira;
- Pode-se utilizar dois dados, dependendo da turma.
Quanto tem na mão?
• Material: Canudinhos de refrigerante cortados.
• Em duplas: Cada criança recebe dois canudinhos pequenos.
• Como jogar: 1º- Orientar as crianças que uma mão deve ficar na frente do colega e fechada e a outra também fechada, nas sua próprias costas. Elas devem escolher se na mão que vai ficar na frente vai estar vazias ou com um ou dois canudinhos, podem, o outro colega não pode saber e nem ver o que tem na sua mão;
2º - Depois que ambos colocarem as mãos para frente, escolhem um número de 0 a 4 e falam para o colega;
3º- Escolhidos os números, os alunos abrem as mãos com os canudinhos e fazem a contagem dos mesmos, identificando se alguém acertou o total.
Obs.: - Inicialmente não deve haver preocupação com o seu registro. O jogo deve ser repetido várias vezes antes do mesmo;
- Variações: o jogo pode ser realizado em dupla, aumentando-se o número de canudinhos; pode ser realizado em trio e / ou em quarteto dependendo do nível da turma.
RETIRADO DO BLOG : http://supervisoraelaine.blogspot.com.br/
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