terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
planejamento creche
fonte blog creche e escola
PORTUGUÊS
1º
BIMESTRE
•
APRESENTAÇÃO
DO NOME (CHAMADA, LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA, CONVERSAS INFORMAIS,
ROTINAS, HORA DAS NOVIDADES, HORA DA HISTÓRIA, BRINCADEIRAS, ETC)
•
REGISTROSD
DOS DESENHOS
COORDENAÇÕES:
RETAS
2º
BIMESTRE
•
APRESENTAÇÃO
DO NOME
•
CHAMADA
(LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
•
CONVERSAS
INFORMAIS
•
ROTINAS
•
HORA
DAS NOVIDADES
•
HORA
DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO
•
ORGANIZAÇÃO
DO PENSAMENTOLÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM POUCOS DETALHES
•
BRINCADEIRAS
ENVOLVENDO DUAS AÇÕES
•
REGISTROS
DOS DESENHOS
•
IDENTTIFICAÇÃO
DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
•
LANÇAMENTO
DA LETRA A
•
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA (IMPRENSA MAIÚSCULA)
•
PESQUISA
DA LETRA A NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
•
LANÇAMENTO
DA LETRA E
•
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA E (IMPRENSA MAIÚSCULA)
•
PESQUISA
DA LETRA E NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
•
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA E NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)
COORDENAÇÕES:
RETAS
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).
3º
BIMESTRE
•
APRESENTAÇÃO
DO NOME
•
CHAMADA
(LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
•
CONVERSAS
INFORMAIS
•
ROTINAS
•
HORA
DAS NOVIDADES
•
HORA
DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
•
ORGANIZAÇÃO
DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM DETALHES
•
ASSOCIAÇÃO
DE IDÉIAS
•
BRINCADEIRAS
ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
•
REGISTROS
DOS DESENHOS
•
IDENTTIFICAÇÃO
DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
•
RECORDANDO:
LETRA A e E
•
LANÇAMENTO
I
•
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA I (IMPRENSA MAIÚSCULA)
•
PESQUISA
DA LETRA I NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
•
LANÇAMENTO
DA LETRA O
•
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA O (IMPRENSA MAIÚSCULA)
•
PESQUISA
DA LETRA O NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
•
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA O NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)
COORDENAÇÕES:
RETAS E CURVAS
4º
BIMESTRE
•
APRESENTAÇÃO
DO NOME
•
CHAMADA
(LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
•
CONVERSAS
INFORMAIS
•
ROTINAS
•
HORA
DAS NOVIDADES
•
HORA
DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
•
ORGANIZAÇÃO
DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM VÁRIOS
DETALHES
•
ASSOCIAÇÃO
DE IDÉIAS
•
BRINCADEIRAS
ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
•
REGISTROS
DOS DESENHOS
•
IDENTTIFICAÇÃO
DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
•
RECORDANDO:
LETRA A, E, I e O
•
LANÇAMENTO
U
•
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA U (IMPRENSA MAIÚSCULA)
•
PESQUISA
DA LETRA U NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
•
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA U NAS PALAVRAS E TEXTOS (VISUALE
AUDITIVA)
COORDENAÇÕES:
CURVAS
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)
COMPETÊNCIAS
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
•
USO
DA LINGUAGEM ORAL NAS CONVERSAS, BRINCADEIRAS, COMUNICAÇÃO E
EXPRESSÃO DE IDÉIAS, OPINIÕES, SENTIMENTOS, DESEJOS, ETC NAS
DIFERENTES SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO
•
USO
DO TEXTO NAS DIVERSAS MODALIDADES DE LINGUAGEM
•
RECONHECIMENTO
DO PRÓPRIO NOME E ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO DESTE, COM CONJUNTO
DE NOMES DO GRUPO AO QUAL ESTÁ INSERIDO
•
PERCEPÇÃO
DA RELAÇÃO ENTRE O FALADO E O ESCRITO
•
MANUSEIO
DE VARIADOS MATERIAIS IMPRESSOS (LIVROS,REVISTAS, JORNAIS, ETC)
•
LEITURA
COMO PRAZER DE LER
HABILIDADES
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
•
AMPLIAÇÃO
DO VOCABULÁRIO VIA RELATO E DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS,
PARLENDAS, HISTÓRIAS, POEMAS, MÚSICAS, ETC
•
UTILIZAÇÃO
DA LEITURA E OU DA ESCRITA NAS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM
COM PRODUÇÕES TEXTUAIS (ORAIS, ESCRITOS, VISUAIS) COMO
DRAMATIZAÇÃO, LIVROS, CONVITES, RECEITAS, ETC
•
RECONHECIMENTO
E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, JUNTAMENTE COM PALAVRAS
CONTEXTUALIZADAS
•
ESCRITA
UTILIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DA LÍNGUA MATERNA
•
EXPLORAÇÃO
DA LITERATURA INFANTIL COMO FONTE DE IDENTIFICAÇÃO SIMBÓLICA DE
PRAZER E ENTRETENIMENTO
MATEMÁTICA
1º
BIMESTRE
•
CORES
PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
•
TAMANHO
(GRANDE⁄PEQUENO)
•
SEMELHANÇA
(IGUAL⁄DIFERENTE)
•
POSIÇÃO
(EM PÉ⁄SENTADO)
•
AGRUPAMENTOS:
CRITÉRIOS (COR E TAMANHO)
•
CONTAGEM
DE NUMERAL ATÉ 5
•
LANÇAMENTO
NUMERAL 1
•
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
•
PESQUISA
DA QUANTIDADE E DO NUMERAL
•
FORMA
GEOMÉTRICA CIRCULAR
•
FIGURA
GEOMÉTRICA CIRCULAR
2º
BIMESTRE
•
RECORDANDO
CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
•
LANÇAMENTO
DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE)
•
RECORDANDO
NOÇÕES ANTERIORES
•
TAMANHO
(ALTO⁄BAIXO)
•
POSIÇÃO
(ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS)
•
RECORDANDO
AGRUPAMENTOS
•
CONTAGEM
ORAL DE NUMERAL ATÉ 10
•
RECORDANDO
NUMERAL 1
•
LANÇAMENTO
NUMERAL 2
•
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 2 VISUALMENTE
•
PESQUISA
DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2
•
RECORDANDO
FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
•
FORMA
GEOMÉTRICA QUADRANGULAR
•
FIGURA
GEOMÉTRICA QUADRANGULAR
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS ,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).
3º
BIMESTRE
•
RECORDANDO
CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
•
LANÇAMENTO
DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO)
•
RECORDANDO
NOÇÕES ANTERIORES
•
POSIÇÃO
(EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA)
•
DISTÂNCIA
(PERTO⁄LONGE)
•
RECORDANDO
AGRUPAMENTOS
•
CONTAGEM
ORAL DE NUMERAL ATÉ 15
•
RECORDANDO
NUMERAL 1 e 2
•
LANÇAMENTO
NUMERAL 3 e 4
•
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4 VISUALMENTE
•
PESQUISA
DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4
•
RECORDANDO
FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
•
FORMA
GEOMÉTRICA TRIANGULAR
•
FIGURA
GEOMÉTRICA TRIANGULAR
4º
BIMESTRE
•
RECORDANDO
CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS
•
LANÇAMENTO
DA COR NEUTRA (BRANCO)
•
RECORDANDO
NOÇÕES ANTERIORES
•
POSIÇÃO
(EM FRENTE⁄ATRÁS)
•
QUANTIDADE
(MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO)
•
MASSA
(LEVE⁄PESADO)
•
TAMANHO
(MAIOR⁄MENOR)
•
RECORDANDO
AGRUPAMENTOS
•
CONTAGEM
ORAL DE NUMERAL ATÉ… (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO
DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR
SEU CONHECIMENTO)
•
RECORDANDO
NUMERAL 1, 2, 3 e 4
•
LANÇAMENTO
NUMERAL 5
•
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 5 VISUALMENTE
•
PESQUISA
DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5
•
RECORDANDO
FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)
•
TAMBÉM
DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE
ENCERRAMENTO
COMPETÊNCIAS
EM MATEMÁTICA
•
UTILIZAÇÃO
DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ
INSERIDO
•
RECONHECIMENTO
DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU
REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS
•
PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO
DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS
•
PERCEPÇÃO
DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO
•
UTILIZAÇÃO
DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
•
EXPLORAÇÃO
E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO,
LADOS, ETC
•
EXPLORAÇÃO
DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS
•
ESTABELECIMENTO
DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO
UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS
•
INTERAÇÕES
EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES
NAS CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO
•
PERCEPÇÇAO
DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS
OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO
•
UTILIZAÇÃO
DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E
OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS
•
CONSTRUÇÃO
DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES
PROPOSTAS
HABILIDADES EM MATEMÁTICA
•
AGRUPAR
E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS,
PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS
•
RECONHECIMENTO
DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO
•
IDENTIFICAÇÇAO
DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE
•
REALIZAÇÕES
CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS,
BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES
MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS
•
EXPLORAÇÃO
DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA,
OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM
•
UTILIZAÇÃO
DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO
CONVENCIONAIS
•
COMPARAÇÃO
EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS,
VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS
•
EXPLORAÇÃO
DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS
ENTRE SI
•
IDENTIFICAÇÃO
NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS,
RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E
ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS
•
PERCEPÇÃO
DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES
MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM
•
PERCEPÇÃO
DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC)
•
PRECEPÇÃO
DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM
DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO
•
ENTENDIMENTO
DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO, RÁPIDO)
•
PERCEPÇÃO
DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA
(CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC)
•
IDENTIFICAÇÃO
DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS
•
VIVENCIAR⁄CONSTRUIR
CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM
ESTUDOS
SOCIAIS E CIÊNCIAS
1º
BIMESTRE
•
ADAPTAÇÃO
E INSERÇÃO DA CRIANÇA AO MEIO ESCOLAR (ESCOLA)
•
ESTABELECER
RELAÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA
(DIREITOS E DEVERES)
•
CONHECIMENTO
DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO (EU⁄AUTO – ESTIMA⁄ RESOLUÇÃO DE
PROBLEMAS⁄IDENTIDADE E AUTONOMIA)
•
MEU
CORPO (HIGIENE)
•
MEU
CORPO (SENTIDOS)
•
ESCOLA
(PERCEPÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO ESCOLAR – DEPENDÊNCIAS E
FUNCIONÁRIOS)
•
RUA⁄BAIRRO
(RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA EM
COMUNIDADE, DE COMO É FORMADO E O QUE TEM)
•
DATAS
FESTIVAS: CARNAVAL, ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS, DIA DA
MULHER, DIA DO CIRCO, DIA DA ESCOLA, DIA DO LIVRO, DIA DO ÍNDIO
2º
BIMESTRE
•
FAMÍLIA:
MAIO (ÁRVORE GENEALÓGICA MONTADA INDIVIDUALMENTE COM CADAALUNO)
•
CASA:
MAIO (DEPENDÊNCIAS DA CASA, MAPEANDO UMA RESIDÊNCIA, CUIDADOS E
DEVERES DECADA UM)
•
MÃE:
SEMANA DAS MÃES (IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA)
•
PROFISSÕES
(LIGADAS AS MULHERES)
•
ALIMENTAÇÃO
SALDÁVEL: JUNHO E JULHO (FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS)
•
DATAS
FESTIVAS: DIA DAS MÃES, MEIO ABIENTE E FESTEJOS JUNINOS⁄JULINOS
3º
BIMESTRE
•
PAI:
SEMANA PATERNAL (IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA)
•
PROFISSÕES
( LIGADAS AO HOMEM)
•
FOLCLORE
(RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR VIA LENDAS,
CANTIGAS, PARLENDAS, BRINCADEIRAS, COMIDAS, ETC)
•
PLANTAS:
SETEMBRO (PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA NO CUIDADO
COM O MEIO AMBIENTE RELACIONANDO-O COM AS DIFERENTES UTILIDADES DAS
PLANTAS E SEU USO PELO HOMEM)
•
DATAS
FESTIVAS: PAI, FOLCLORE, SOLDADO, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ÁRVORE
E PRIMAVERA
4º
BIMESTRE
•
ANIMAIS
(DOMÉTICOS, SELVAGENS E NOCIVOS)
•
CRIANÇA
(IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA, DIREITOS E DEVERES)
•
MEIOS
DE COMUNICAÇÃO (VISUAIS, AUDITIVOS E OS UTILIZADOS COM A ESCRITA)
•
MEIOS
DE TRANSPORTES (TERRESTRES, AÉREOS E MARÍTIMOS)
•
BANDEIRA
NACIONAL (O QUE REPRESENTA A NOSSA BANDEIRA?)
•
NATAL
(O QUE REPRESENTA O NATAL?)
•
DATAS
FESTIVAS: ANIMAIS, DIA DA CRIANÇA, DIA DO MESTRE, DIA DA BANDEIRA,
FESTA DE ENCERRAMENTO E NATAL
COMPETÊNCIAS
ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS
•
RECONHECIMENTO
E REPRESENTAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO COMO INSTRUMENTO DE
AUTO-EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
•
CONSCIENTIZAÇÃO
DE HÁBITOS DE AUTO CUIDADO, VALORIZANDO A HIGIENE, CONFORTO,
SEGURANÇA, ETC
•
RELACIONAMENTO
DO PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PERCEPÇÕES (SENSORIAIS,
PSICOMOTORAS E AFETIVAS)
•
ESTABELECIMENTOS
DE RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
AMBIENTES
•
RELAÇÃO
ENTRE ACONTECIMENTOS DO CICLO DA VIDA E NATUREZA
•
CONSCIENTIZAÇÃO
DAS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
AMBIENTES
•
PERCEPÇÃO
DAS MUDANÇAS DO CLIMA
•
PERCEPÇÃO DE AMBIENTES (ECOSSISTEMAS) E DOS SERES QUE
NELE VIVEM
•
CONSCIENTIZAÇAO
DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA COMO FORMA DE DIMINUIR A
POLUIÇÃO AMBIENTAL
•
CONSCIENTIZAÇÃO
DO USO DA ÁGUA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
•
PERCEPÇÃO
DAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL AO QUAL SE INSERE (HÁBITOS,
BRINCADEIRAS, LINGUAGEM, JOGOS, ETC)
•
RECONHECIMENTO
DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA
•
PERCEPÇÃO
DO ESPAÇO DA ESCOLA COMO ESPAÇO COLETIVO DE CONVIVÊNCIA
•
IDENTIFICAÇAO
E PERCEPÇÃO DA VIDA E CULTURA EM SOCIEDADE E FAMÍLIA
HABILIDADES
ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS
•
PERCEPÇÃO
E IDENTIFICAÇÃO DO CORPO EM PARTES E SUAS FUNÇÕES DIVERSAS
•
CONSCIENTIZAÇÃO
DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA SAÚDE VIA CUIDADOS COM O PRÓPRIO
CORPO E COM O CORPO DO OUTRO
•
OBSERVAÇÃO
E EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SENSAÇÕES OBTIDAS COM CORES,
TEXTURAS, SONS, SABORES E CHEIROS
•
PERCEPÇÃO
DE ACONTECIMENTOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL COMO DIA, NOITE, FASES DA
VIDA, ETC
•
REGISTRAR
ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO ATRAVÉS DE LINHA DE TEMPO
•
PERCEPÇÃO
DAS RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E AMBIENTE
•
CONSCIENTIZAÇAO
DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES E DE SERES QUE NELA HABITAM
•
PARTICIPAÇÃO
EM DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO OBSERVAÇÃO E PESQUISA
•
RECONHECIMENTO
DE PAPÉIS DESEMPENHADOS PELA FAMÍLIA E COMUNIDADE
•
RESPEITO
PELOS OBJETOS PESSOAIS, DOS COLEGAS E DA ESCOLA
•
CUMPRIMENTO
DE REGRAS ESTABELECIDAS COLETIVAMENTE
•
PERCEPÇÃO
DA MANEIRA COMO A INFORMAÇÃO É RECEBIDA (AUDITIVA, VISUAL E
AUDIOVISUAL)
•
OBSERVAR
E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VEGETAIS DIRETA OU
INDIRETAMENTE
•
REPRESENTAÇÃO
DE ANIMAIS E VEGETAIS ATRAVÉS DE DESENHOS, DRAMATIZAÇÕES,
PINTURA, MODELAGEM, ETC
•
CONSCIENTIZAÇÃO
SOBRE A IMPORTÂNCIA, PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA E AR NO
AMBIENTE
HABILIDADES
QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
•
PERCEPÇÃO
GUSTATIVA: DISTINÇÃO DE DIFERENTES SABORES E GOSTOS (DOCE,
SALGADO, AZEDO, QUENTE E FRIO)
•
PERCEPÇÃO
TÁTIL: RECONHECIMENTO ATRAVÉS DO TATO DE TEXTURASLISAS, ÁSPERAS,
MACIAS, DURAS E MOLES
•
PRECEPÇÃO
VISUAL: DISTINÇÃO VIAVISÃO DO TODO E DAS PARTES
•
PRECEPÇÃO
AUDITIVA: PERCEPÇÃO DOS DIFERENCIADOS TIPOS DE SONS EXISTENTES
(VOZ HUMANA, ONOMATOPÉIAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ETC)
•
PRECEPÇÃO
OLFATIVA: DISTINÇÃO E ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DO OLFATO DOS DIVERSOS
CHEIROS E ODORES
•
ESQUEMA
CORPORAL: CONSCIENTIZAÇÃO DAS PARTES DO CORPO E SEUS DETALHES COMO
DEDOS, COTOVELOS, BARRIGA, OLHOS, ETC
•
LATERALIDADE:
PERCEPÇÃO DO LADO DIREITO E ESQUERDO DO PRÓPRIO CORPO
•
POSIÇÃO
ESPACIAL: ENTENDIMENTO DAS POSIÇÕES (SENTADO, EM PÉ, DEITADO,
ANDANDO, PARADO, CORRENDO)
•
RELAÇÃO
ESPACIAL: CONSCIÊNCIA DAS RELAÇÕES DO SUJEITO COM O ESPAÇO A SUA
VOLTA (DE LADO,DE FRENTE, DE COSTAS, EM CIMA, EM BAIXO, ETC)
•
MEMÓRIA
VISUAL: REPRODUÇÃO DE IMAGENS OBSERVADAS
•
MEMÓRIA
AUDITIVA: REPRODUÇÃO DE SONS
•
SEQUÊNCIA
LÓGICA: ORDENAÇÃO DE FATOS, NOÇÃO DE ANTES E DEPOIS
•
ORIENTAÇAO
TEMPORAL: NOÇÕES DE DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ESTAÇÕES
•
ORGANIZAÇÃO
DO PENSAMENTO: DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÕES COGNITIVAS E INTELECTUAL
DO ALUNO
•
ASSOCIAÇÃO
DE IDÉIAS: ASSOCIAR FATOS E ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO
•
RACIOCÍNIO
LÓGICO; AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE
DE QUESTIONAMENTO, ENTENDIMENTO E ESTÍMULO AO SENSO CRÍTICO
•
COORDENAÇÃO
MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO CORPO E DOMÍNIO DESSAS
FUNÇÕES
•
COORDENAÇÃO
VISO-MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES JUNTAMENTE COM OS
MOTORES
•
COORDENAÇÃO
MOTORA FINA: COORDENAÇÃO DOS DEDOS DA MÃO, MOVIMENTOS DE PINÇA
•
CORES:
PERCEPÇÃO E RECONHECIMENTO DAS CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E
NEUTRAS PARA POSTERIORMENTE, ORIGINAR OUTRAS CORES
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário