quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O PAPEL DA LEITURA COMO AGENTE FACILITAR NO DESENVOLVIMENTO ESCOLA.

o escolar deve se apresentar de forma dinâmica e direcionada, onde enquanto o educando pratica a leitura estará desempenhando a sociabilidade sustentada pelo educador que se torna agente facilitador de conhecimento no processo de qualidade e melhoria de leitura ao educando no seu desempenho da linguagem oral e escrita. A leitura exerce importância na formação do individuo como “aluno leitor” consciente na sociedade ao qual está inserido. A leitura á implementação dos pensamentos expressos por símbolos da escrita com a vivência e a afetividade do leitor, è importante para adquirir conhecimento como informação, prazer, cultura, e aquisição de bons hábitos. De acordo com Vygotsky (1996), a aprendizagem sempre acontece na interação com o outro que trocam informação através de símbolos e sons. a leitura é compreendida entre sons e sinais através da decifração de códigos e compreensão das idéias compreende-se que é o assimilar a leitura é uma reflexão do que estas escrito indo além dos fonemas e grafemas existente mas gerando um opinião do texto lido interpretação a idéia do autor naquelas palavras ler é interagir, interpretar, compreender. A leitura é das condições de entender este universo que nos toca. Ler é dar contexto aos textos quem lê pensa, adquire um pensar critico. A partir deste ponto podemos fazer uma reflexão sobre o relacionamento leitura e leitor dissemos que a ler é acima de tudo, compreender, mas para que isso aconteça é necessário além do conhecimento cognitivos da leitura os conhecimentos prévios é necessário a ela é preciso que o leitor esteja comprometido com sua leitura. Segundo Freire a leitura de mundo procede sempre à leitura da palavra. O ato de ler veio dando na sua experiência existencial primeiro a leitura do mundo pequeno em que se e depois a leitura da palavra. Assim a postura de confronto com esta leitura de críticidade sobre o que lê assim se projetando no texto levando pra ele toda sua vivencia emocional, expectativas seus desejos, medos assim conseguindo ser tocado pela leitura. O professor mediador desta leitura é o agente transformador que auxilia na construção do conhecimento mais elabora significativo da realidade, desde que o mesmo adote uma didática mais elaborada fazendo uso de estratégias contagiante que desperte o alunado, Neste processo o professor irar estimular o conhecimento prévio do aluno e fornecer conhecimento lingüístico, vocabulário regras da língua e seu uso: assim como o conteúdo e a linguagem de cada gênero numa leitura satisfatória no qual a leitura ira alcançar estes diversos tipos de conhecimento entrelaçado no texto já que a leitura trata-se de um processo interativo que amplia o conhecimento lingüístico e discursivo do educando que ao mesmo tempo se torna agente de participação social. O docente deve chamar a tensão do discente antes mesmo de ler o texto para as partes intrigante do mesmo para as imagens a ortografias que acompanha o texto, o titulo fazendo um discurso indagando sobre que quer dizer o titulo do que ira tratar o texto em questão o subtítulo o nome de o autor identificar o gênero textual para posteriormente partir para leitura do texto já com uma visão do que se espera do texto apresentado. Na sala de aula o docente ao escolher uma determinada leitura terá que estabelecer alguns pré requisitos a respeito da leitura abordada na sala de aula: Objetivo da leitura Avaliação do conhecimento Antecipação do conteúdo Levantamento de hipóteses do conteúdo Assim conclui-se que é de suma importância desenvolver não só nos alunos, mas primeiramente no professor uma cultura de leitura desta forma a ação pedagógica do professor se tornará uma proposta positiva para um novo alunado de leitores e formadores de novas opiniões de sociedade. FONTE: http://educacaodialogica.blogspot.com.br/2014/01/o-papel-da-leitura-como-agente.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+blogspot/hlDjP+%28Blog+do+Jo%C3%A3o+Maria+Andarilho+Ut%C3%B3pico.%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário