domingo, 10 de novembro de 2013
Por que o aluno da atualidade não quer aprender?
Por que o aluno da atualidade não quer aprender?
Hoje me deparei com esta imagem no Facebook. A pergunta da página que a publicou era a seguinte:
Você concorda?
Diante te tal frase e de tal pergunta resolvi responder aqui no blogue. Já que tenho por lema aqui refletir sobre a transformação que a educação pode trazer para a vida de um indivíduo.
Primeiramente queria dizer que NÃO. Não concordo com esta frase. Muito pelo contrário creio que o desafio do professor da atualidade seja justamente fazer com que aluno saiba qual é o significado da escola na vida dele.
Por que digo isto? Basta olharmos para o lado e veremos nossos alunos, que dentro de sala de aula são considerados "monstrinhos" para observar que estão sempre aprendendo. Aprendem a soltar pipa, aprendem a fazer carrinhos de rolimã, aprender as regras de um jogo de video-game, aprendem a pegar um ônibus, a mexer nos celulares, computadores, tablets.. São surfistas, desenhistas, bailarinos... Tantas coisas que nem sei...
Mas na escolas, NÃO QUEREM APRENDER. Não penso que a questão seja não querer aprender, mas ao contrário, não saber o que o ambiente trará de importante para suas vidas. O aluno vai à escola para ouvir o professor falando, agora com um recurso mais moderno como o datashow ou uma lousa digital, mas não entende o significado que a Física, a Química, a Matemática e a própria Língua Portuguesa tem em suas vidas.
E pior, nem se dão conta de que utilizam conceitos destas ciências diariamente.
Vejo muitos professores reclamando de condições e qualidade de ensino, e não discordo desta luta. Mas penso que a aprendizagem ou melhor, a falta de interesse pela aprendizagem escolar está ligada entre tantas coisas ao significado que o professor dá ao seu trabalho na escola.
Falo como aluna e como professora. Para dar significado é preciso ter significado. Portanto o maior desafio do professor na atualidade é buscar significados para estimular aprendizagens. E isso requer muito mais do que planejar uma aula, entrar na sala e despejar conteúdos sobre a turma. Requer conhecimento do seu trabalho e do aluno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário