A avaliação descritiva como garantia do processo de aprendizagem dos alunos.
De
acordo com As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, propõe que a
avaliação seja realizada através da observação e de registro do desenvolvimentos
dos alunos, ou seja, a utilização de múltiplos registros realizados
por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns
etc.);
O
Referencial Curricular Para a Educação Infantil descreve que o momento de
avaliação implica numa reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem e
sobre as condições oferecidas por ele para que ela pudesse ocorrer. Assim,
caberá a ele investigar sobre a adequação dos conteúdos escolhidos, sobre a
adequação das
propostas lançadas, sobre o tempo e ritmo impostos ao
trabalho, tanto quanto caberá
investigar sobre as aquisições das crianças em vista
de todo o processo vivido, na sua relação
com
os objetivos propostos.
A
avaliação não se dá somente no momento final do trabalho. É tarefa
permanente
do
professor, instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica
e
educacional verdadeiramente comprometida com o
desenvolvimento das crianças.
Este tipo de avaliação faz com que todo o
desenvolvimento cognitivo, motor, sensorial, espacial e de linguagens sejam
acompanhados de maneira real pelo professor, proporcionando para o professor do
ano seguinte, a possibilidade de ter um conhecimento prévio do aluno no ano
seguinte.
RETIRADO DO BLOG AMO EDUCAÇÃO INFANTIL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário