sábado, 5 de maio de 2012
Projeto Viajando pelo mundo da leitura
“VIAJANDO NO MUNDO DA LEITURA”
Justificativa: Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, proponhamos um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos conheçam os diferentes objetivos de leitura, tenham um maior acesso à diferentes portadores de texto. A leitura proporciona autonomia, consciência, muito além da junção de letras e da decifração de imagens. No intuito de desvendar as palavras, a leitura reflete nossas indagações e nossa própria transformação para que aconteça a modificação do contexto em que estamos inseridos.
A leitura é o testemunho oral de nossas percepções e de nossas ações. Sabe-se que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade que os alunos têm de ler e produzir textos,sendo que se um aluno não lê fluentemente raramente ele vai desempenhar com êxito em outras disciplinas. A leitura tem infinitas possibilidades. Ela começa pelos olhos, mas vai além deles, pois necessita de um elemento fundamental para a compreensão, que é o conjunto de conhecimentos prévios relacionados ao assunto do texto lido. Também faz parte desse processo de compreensão, o tipo de linguagem utilizada no texto, que pode facilitar ou dificultar a leitura. Se o leitor não domina o tipo de linguagem do texto, dificilmente vai chegar a uma compreensão satisfatória porque os olhos se apóiam no significado daquilo que vêem.
Se o leitor não conseguir encontrar significação na linguagem, não vai conseguir fazer uma boa leitura, vai apenas decodificar os símbolos escritos, mas não vai chegar a uma compreensão efetiva e o ato de ler se perde em sua essência.Então, para este projeto, a tarefa principal é promover essa motivação para a leitura e escrita nos estudantes.
Objetivos
Compreender e valorizar o uso da leitura em diferentes gêneros textuais;
Despertar e incentivar o interesse pela leitura e produção textual;
Facilitar o acesso dos alunos aos diferentes portadores de textos;
Enriquecer o vocabulário;
Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar,prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar;
EIXO: COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA E ESCRITA
Habilidades
Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
1.2 Conhecer os usos da escrita na cultura escolar;
EIXO: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
Habilidades
2.1Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas;
2.2 Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua Portuguesa;
2.3 Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase;
2.4 Reconhecer unidade fonológica como silabas, rimas, terminação de palavras etc;
2.5 Conhecer o alfabeto;
2.6 Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita;
2.7 Dominar regularidades(regras) e irregularidade ( não tem regras,diferencia pela escrita) ortográficas;
EIXO: LEITURA
Habilidades
3.1 Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
3.2 Saber decodificar palavras e textos escritos;
3.3 Saber ler reconhecendo globalmente as palavras;
3.4 Desenvolver capacidades necessárias a leitura com fluência e compreensão;
3.5 Identificar finalidade e funções da leitura ,em função reconhecimento do suporte ,do gênero e da contextualização do texto;
3.6 Antecipar conteúdo de textos a serem lidos em função de seu suporte, seu gênero e sua contextualização.
3.7 Avaliar afetivamente o texto, fazendo extrapolações;
3.8 Ler oralmente com fluência e expressividade;
EIXO: PRODUÇÃO DA ESCRITA
Habilidades
4.1 Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.
EIXO: DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
Habilidades
5.1 Participar das interações cotidianas em sala de aula; escutando com atenção e compreensão; Respondendo ás questões propostas pelo professor; Expondo opiniões nos debates com colegas e com o professor;
Duração: durante o ano letivo
Estratégias:
Levar os alunos para conhecer a biblioteca;
1.1 Levar vários suportes textuais; (oral escrita);
1.2 Apresentação, exploração e utilização do suporte e instrumento escolares de escrita; (materiais escolares,para que serve?formato?como são usados?
2.1 Leitura de textos em que haja grande quantidade de números: os calendários, tabelas etc;
2.2 Ler para o aluno, explorando os gêneros textuais e ensinando os princípios direcionais da leitura;
2.3 Leitura em voz alta, apontando cada palavra lida;
2.3 trabalhar com textos fatiados em parágrafos, frases e palavras;
2.4 Associação de palavras ao nome do objeto;
2.4 Decomposição e recomposição oral de palavras em silabas; (juntar e separar silaba);
2.5 Alfabeto móvel ( dado alfabético);
2.5 Bingo de letras;
2.6 Brincadeiras ( fazer círculos enumerados correspondente a cada numero de silabas ex; nome de objetos,pessoas,animais,cidades etc);
2.7 (7 palavras erradas,cruzadão,cruzadinha );
3.1 Produção de cartas para um amigo incentivando a leitura;
3.1 Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
3.2 Leituras de diferentes gêneros textuais: poemas, contos, lendas, crônicas, romances, jornais, revistas, receitas, convites, história em quadrinhos e outros;
3.3 Musicas, parlendas,poemas;
3.4 Texto narrativo: ao acabar de ler o aluno deve saber dizer: Quem fez o quê,quando,com, onde é, por quê;
3.4 Texto argumentativo: Ao acabar de ler o aluno deve saber dizer de que fala o texto; que posição defende; que argumentos apresentam; a que conclusão chega;
3.5 identificação do gênero; finalidade do suporte; contextualização do texto;
3.6 Elaboração de hipótese;
3.7 Avaliar comentar e extrapolar textos lidos;
3.8 Leitura oral com fluência, ritmos e expressividade, compreensão;
4.1 Produção coletiva e individual dos vários textos;
4.1Elaborar peças teatrais; (fantoche ou como achar necessário)
5.1 Trabalhar oral;
5.1 Visita de um pai à escola para contar uma história para os alunos;
Recursos:
Obras literárias;
Internet;
Jornais;
Revistas;
Textos didáticos;
Criação de murais;
Formação de Grupo de Contadores de História;
Produção de resenhas;
Fichas de acompanhamento de leitura;
Avaliação:
A avaliação é feita através de um processo contínuo e oportunamente retomado para diagnosticar avanços e sanar as possíveis dificuldades, levando em consideração tudo aquilo que o participante efetivamente realizar. Participação e envolvimento dos professores e alunos nas atividades; Interação entre os elementos do grupo; Será realizada a avaliação da leitura do aluno, a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além disso, o professor realizará atividades sequenciais de produção escrita que demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento do projeto, para que as atividades de leitura auxiliem no desenvolvimento da competência escritora do aluno.
Supervisoras
Divana e Josiele
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário