segunda-feira, 30 de abril de 2012

capacidades linguisticas

“PLANEJAR É DEFINIR O NECESSÁRIO E REALIZÁ-LO SEM QUE O IMEDIATO O SUFOQUE” Planejamento -2010 1º EIXO-COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA CONHECIMENTOE CAPACIDADES ATIVIDADES 10 *Conhecer ,utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade; Atividades que abordam diferentes gêneros textuais(historias, noticias ,cartas propagandas etc)em diferentes suportes(livros, revistas, jornais, papel de carta, outdoors etc;)em diferentes espaços (livraria ,bancas e biblioteca;) 3 *Conhecer os usos e funções sociais da escrita na cultura escolar; ♥saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.O professor deve orientar o aluno quanto ao uso correto do material:pegar corretamente no lápis, manusear corretamente os livros e cadernos. ♥Desenvolver capacidades especificas para escrever:o aluno tem que entender que ele vaiescrever para ser lido. *atividades de exploração , observação e controledo uso dos materiais escolares de escrita.O uso do livro didáticoe do caderno. ♥Escrever-se na margem; ♥De cima para baixo; ♥ Da esquerda para a direita; ♥Ao final dalinha voltar para o inicio ; ♥Ensinara fazer a divisão silábica em final da linha-quandoa estiver adquirida a escrita alfabética; 2º EIXO-APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA CAPACIDADES ATIVIDADES 1 *Compreender as diferenças entrea escrita alfabética e outras formas gráficas; Atividades que proporciona compreendera diferença entre letras, números, sinais de pontuação/acentuação,símbolos, rabiscosetc... 3 *Dominar as convenções gráficas ♥Compreendera orientação e o alinhamento da escrita ; ♥compreender a funçãode segmentaçãodos espaços em brancos e da pontuação de final defrase. *Atividades que compreenda o sistema da escrita de cima para baixo , da direita para a esquerda. ♥Atividades que exploram a orientaçãoe o alinhamentoda escrita.ex: escrita de textos ♥Atividades que exploram a segmentação dos espaços em branco e da pontuação . Ex: escrita de textos, frases etc. 2 *Conhecer o alfabeto. ♥Compreender que tem letras que precisam da outra para formar o som . ♥Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras, a letra de forma maiúscula para a alfabetização. *Exercícios de apreensão do alfabeto ,identificação das letrase conhecimentoda ordem alfabética. ♥Identificar que um conjunto de letras forma um apalavra. ♥Apresentar aoaluno diferentes tipos de letra . 4 *Reconhecer unidades fonológicas como silabas,rimas,terminações de palavras, etc. ♥Identificarsons no inicio, meio e finalde palavras *Explorar as rimas, em diversas posições nas palavras , textos como a parlenda , poemas, cantigas etc. ♥Atividades de segmentação oral e escrita de palavras.ex: Realizar atividades lúdicas como”Lá vai a barquinha carregadinha de”....ou “ Macaco mandou falar”palavras que terminadasou iniciadas com uma determinada silaba; ♥Ler para os alunos par de palavras e pedir que digamquais pares combinam. ♥Ler uma seqüência de palavras e pedir que identifique a palavra que não combine; 5 *compreender a natureza alfabética do sistema da escrita. *Exercícios de observação e análise do valor e da posição das letrasnas palavras .o valor sonoro da letra na silaba.ex: BONECA- NENÉM 6 14 *Dominar relações entre fonemas e grafemas. ♥Dominar irregularidades e regularidades ortográficas. *Exercíciosde apreensão das relações entre grafemas e fonemas. ♥Escrita espontânea ou ditado de palavras. 3º EIXO-LEITURA ATITUDES E CAPACIDADES ATIVIDADES 10 *Desenvolver atitudes e disposições favoráveis á leitura. *Atividades como a escolha ,manuseio e leiturade livros ,jornais e revistas, na bibliotecada escola, orientados pelo professor ou bibliotecário. 9 15 13 *Desenvolver capacidades relativas aocódigo escrito necessárias a leitura. ♥Saber decodificar palavras e textos escrito(decifrar o que esta escrito). ♥Saber ler e reconhecer globalmente as palavras. *Atividades voltadas para o domíniodo sistema da escrita. ♥ Exercício com palavras embaralhadas . ♥Exercicio com palavras que ainda não sabe ler mas conhece de cor(coca-cola)ele é capaz de produzir outras palavras . Apresentar um textoonde o aluno reconhece globalmente palavras contidas nele e o significado das mesmas. 11 12 12 12 11 13 *Desenvolver capacidades necessárias á leitura com fluência e compreensão. ♥Anteciparconteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimentode seu suporte,seu gênero e da contextualização ;o aluno antecede o final da historia. ♥Levantar e confirmar hipótese relativas ao conteúdo do texto lido. ♥Buscarpistas textuais,intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas(fazerinferência)ampliando a compreensão. ♥Construir compreensãoglobal do texto lido,unificando e inter-relacionandoinformaçõesexplicitas e implícitas ,produzindo inferências :o aluno é capaz de resumir e recontar o texto lido. ♥Ler oralmente com fluência e expressividade. *Atividades que propõemque o aluno lê em entrelinhas como pedir paracontaro que vai acontecer em uma novela. ♥Atividades deantecipaçãode conteúdos de textos a serem lidos . ♥Atividades de levantamento e confirmação de hipóteserelativas ao conteúdo lido. ♥Atividades de exploração de pistas que auxiliem a ler nas entrelinhas e ampliar a compreensão . ♥Atividades voltadas para a compreensão global do texto lido:ex resumo, discussão de titulo. ♥Leitura oral fluente e expressiva pelo aluno. 4º EIXO-PRODUÇÃO ESCRITA CAPACIDADES ATIVIDADES 16 *Compreender e valorizar ouso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros: o aluno tem que ter objetivo para escrever. *Atividadesvoltadas para a compreensão e valorização do uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros. 18 18 *produzirtextos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos ,ao destinatários e ao contexto de circulação. ♥Ordenar e organizar o própriotexto de acordo com as convenções gráficas. ♥Escrever segundo o principio alfabético e as regras ortográficas. ♥Planejar e escrita do texto considerando o tema central . ♥Organizar os próprios textos segundoos padrões de composição usuais na sociedade. ♥Usar a variedade lingüística apropriada á produção , fazendo escolhas quanto ao vocabulário e agramática. ♥Usar recursos expressivos adequados ao gêneroe aos objetivos do texto. ♥Revisar e reelaborara própria escrita *Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita ,o aluno tem que saber o que dizer e como dizer. ♥Exercíciode escritafocalizando o uso das convenções gráficas((alinhamento, direção, espaços em branco,, pontuação de final de frase.) ♥Exercício de escritavoltados para o domínio do principio alfabético. ♥Exercíciosvoltados para o domínio das regras ortográficas. ♥Atividades voltadas para a organização composicional do texto (as partes do texto) ♥Atividades que focalizam a escolha da variedade lingüística apropriadas a situação de produção e de circulação(vocabulário e gramática) ♥Atividadesvoltadaspara o uso expressivode recursos lingüísticos adequados ao gênero e aos objetivos do texto. ♥Atividades de revisão e reelaboração do texto escrito. 5º EIXO-DESENVOLVIMENTODA ORALIDADE ATITUDES E CAPACIDADES ATIVIDADES *Participardas interações cotidianas em sala de aula * Atividades voltadas para o desenvolvimentode atitudede respeito e valorização da diversidade das formas de expressão oral . *Escutando com compreensão e atenção. *Deve aprender escutar com atenção e compreensão ,a darrespostas, opiniões e sugestõespertinentes nas discussões em sala de aula. *Expondo opiniões nos debatescomcolegas e o professor. Aprender que não se fala de qualquer jeito ,em qualquer lugar e hora,respeita a vez de falar e a do outro. . *Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada. *Atividadesde uso da língua falada em diferentes situações escolares, com o emprego da variedade lingüística adequada.saber falar bem e expor suas opiniões. *Planejar a fala em situações formais e realizar tarefas cujo o desenvolvimento dependa de escuta e compreensão *Atividades elaboras complanejamento usando recursos como cartazes ,transparências, filmes para saber ouvir e compreender o que falam. Postado por Alfabetizando com fantasia às 15:49 2 comentários Links para esta postagem terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 HIPÓTESES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA “PLANEJAR É DEFINIR O NECESSÁRIO E REALIZÁ-LO SEM QUE O IMEDIATO O SUFOQUE” Planejamento -2010 1º EIXO-COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA CONHECIMENTOE CAPACIDADES ATIVIDADES 10 *Conhecer ,utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade; Atividades que abordam diferentes gêneros textuais(historias, noticias ,cartas propagandas etc)em diferentes suportes(livros, revistas, jornais, papel de carta, outdoors etc;)em diferentes espaços (livraria ,bancas e biblioteca;) 3 *Conhecer os usos e funções sociais da escrita na cultura escolar; ♥saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.O professor deve orientar o aluno quanto ao uso correto do material:pegar corretamente no lápis, manusear corretamente os livros e cadernos. ♥Desenvolver capacidades especificas para escrever:o aluno tem que entender que ele vaiescrever para ser lido. *atividades de exploração , observação e controledo uso dos materiais escolares de escrita.O uso do livro didáticoe do caderno. ♥Escrever-se na margem; ♥De cima para baixo; ♥ Da esquerda para a direita; ♥Ao final dalinha voltar para o inicio ; ♥Ensinara fazer a divisão silábica em final da linha-quandoa estiver adquirida a escrita alfabética; 2º EIXO-APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA CAPACIDADES ATIVIDADES 1 *Compreender as diferenças entrea escrita alfabética e outras formas gráficas; Atividades que proporciona compreendera diferença entre letras, números, sinais de pontuação/acentuação,símbolos, rabiscosetc... 3 *Dominar as convenções gráficas ♥Compreendera orientação e o alinhamento da escrita ; ♥compreender a funçãode segmentaçãodos espaços em brancos e da pontuação de final defrase. *Atividades que compreenda o sistema da escrita de cima para baixo , da direita para a esquerda. ♥Atividades que exploram a orientaçãoe o alinhamentoda escrita.ex: escrita de textos ♥Atividades que exploram a segmentação dos espaços em branco e da pontuação . Ex: escrita de textos, frases etc. 2 *Conhecer o alfabeto. ♥Compreender que tem letras que precisam da outra para formar o som . ♥Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras, a letra de forma maiúscula para a alfabetização. *Exercícios de apreensão do alfabeto ,identificação das letrase conhecimentoda ordem alfabética. ♥Identificar que um conjunto de letras forma um apalavra. ♥Apresentar aoaluno diferentes tipos de letra . 4 *Reconhecer unidades fonológicas como silabas,rimas,terminações de palavras, etc. ♥Identificarsons no inicio, meio e finalde palavras *Explorar as rimas, em diversas posições nas palavras , textos como a parlenda , poemas, cantigas etc. ♥Atividades de segmentação oral e escrita de palavras.ex: Realizar atividades lúdicas como”Lá vai a barquinha carregadinha de”....ou “ Macaco mandou falar”palavras que terminadasou iniciadas com uma determinada silaba; ♥Ler para os alunos par de palavras e pedir que digamquais pares combinam. ♥Ler uma seqüência de palavras e pedir que identifique a palavra que não combine; 5 *compreender a natureza alfabética do sistema da escrita. *Exercícios de observação e análise do valor e da posição das letrasnas palavras .o valor sonoro da letra na silaba.ex: BONECA- NENÉM 6 14 *Dominar relações entre fonemas e grafemas. ♥Dominar irregularidades e regularidades ortográficas. *Exercíciosde apreensão das relações entre grafemas e fonemas. ♥Escrita espontânea ou ditado de palavras. 3º EIXO-LEITURA ATITUDES E CAPACIDADES ATIVIDADES 10 *Desenvolver atitudes e disposições favoráveis á leitura. *Atividades como a escolha ,manuseio e leiturade livros ,jornais e revistas, na bibliotecada escola, orientados pelo professor ou bibliotecário. 9 15 13 *Desenvolver capacidades relativas aocódigo escrito necessárias a leitura. ♥Saber decodificar palavras e textos escrito(decifrar o que esta escrito). ♥Saber ler e reconhecer globalmente as palavras. *Atividades voltadas para o domíniodo sistema da escrita. ♥ Exercício com palavras embaralhadas . ♥Exercicio com palavras que ainda não sabe ler mas conhece de cor(coca-cola)ele é capaz de produzir outras palavras . Apresentar um textoonde o aluno reconhece globalmente palavras contidas nele e o significado das mesmas. 11 12 12 12 11 13 *Desenvolver capacidades necessárias á leitura com fluência e compreensão. ♥Anteciparconteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimentode seu suporte,seu gênero e da contextualização ;o aluno antecede o final da historia. ♥Levantar e confirmar hipótese relativas ao conteúdo do texto lido. ♥Buscarpistas textuais,intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas(fazerinferência)ampliando a compreensão. ♥Construir compreensãoglobal do texto lido,unificando e inter-relacionandoinformaçõesexplicitas e implícitas ,produzindo inferências :o aluno é capaz de resumir e recontar o texto lido. ♥Ler oralmente com fluência e expressividade. *Atividades que propõemque o aluno lê em entrelinhas como pedir paracontaro que vai acontecer em uma novela. ♥Atividades deantecipaçãode conteúdos de textos a serem lidos . ♥Atividades de levantamento e confirmação de hipóteserelativas ao conteúdo lido. ♥Atividades de exploração de pistas que auxiliem a ler nas entrelinhas e ampliar a compreensão . ♥Atividades voltadas para a compreensão global do texto lido:ex resumo, discussão de titulo. ♥Leitura oral fluente e expressiva pelo aluno. 4º EIXO-PRODUÇÃO ESCRITA CAPACIDADES ATIVIDADES 16 *Compreender e valorizar ouso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros: o aluno tem que ter objetivo para escrever. *Atividadesvoltadas para a compreensão e valorização do uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros. 18 18 *produzirtextos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos ,ao destinatários e ao contexto de circulação. ♥Ordenar e organizar o própriotexto de acordo com as convenções gráficas. ♥Escrever segundo o principio alfabético e as regras ortográficas. ♥Planejar e escrita do texto considerando o tema central . ♥Organizar os próprios textos segundoos padrões de composição usuais na sociedade. ♥Usar a variedade lingüística apropriada á produção , fazendo escolhas quanto ao vocabulário e agramática. ♥Usar recursos expressivos adequados ao gêneroe aos objetivos do texto. ♥Revisar e reelaborara própria escrita *Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita ,o aluno tem que saber o que dizer e como dizer. ♥Exercíciode escritafocalizando o uso das convenções gráficas((alinhamento, direção, espaços em branco,, pontuação de final de frase.) ♥Exercício de escritavoltados para o domínio do principio alfabético. ♥Exercíciosvoltados para o domínio das regras ortográficas. ♥Atividades voltadas para a organização composicional do texto (as partes do texto) ♥Atividades que focalizam a escolha da variedade lingüística apropriadas a situação de produção e de circulação(vocabulário e gramática) ♥Atividadesvoltadaspara o uso expressivode recursos lingüísticos adequados ao gênero e aos objetivos do texto. ♥Atividades de revisão e reelaboração do texto escrito. 5º EIXO-DESENVOLVIMENTODA ORALIDADE ATITUDES E CAPACIDADES ATIVIDADES *Participardas interações cotidianas em sala de aula * Atividades voltadas para o desenvolvimentode atitudede respeito e valorização da diversidade das formas de expressão oral . *Escutando com compreensão e atenção. *Deve aprender escutar com atenção e compreensão ,a darrespostas, opiniões e sugestõespertinentes nas discussões em sala de aula. *Expondo opiniões nos debatescomcolegas e o professor. Aprender que não se fala de qualquer jeito ,em qualquer lugar e hora,respeita a vez de falar e a do outro. . *Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada. *Atividadesde uso da língua falada em diferentes situações escolares, com o emprego da variedade lingüística adequada.saber falar bem e expor suas opiniões. *Planejar a fala em situações formais e realizar tarefas cujo o desenvolvimento dependa de escuta e compreensão *Atividades elaboras complanejamento usando recursos como cartazes ,transparências, filmes para saber ouvir e compreender o que falam. Postado por Alfabetizando com fantasia às 15:49 2 comentários Links para esta postagem terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 HIPÓTESES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA “PLANEJAR É DEFINIR O NECESSÁRIO E REALIZÁ-LO SEM QUE O IMEDIATO O SUFOQUE” Planejamento -2010 1º EIXO-COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA CONHECIMENTOE CAPACIDADES ATIVIDADES 10 *Conhecer ,utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade; Atividades que abordam diferentes gêneros textuais(historias, noticias ,cartas propagandas etc)em diferentes suportes(livros, revistas, jornais, papel de carta, outdoors etc;)em diferentes espaços (livraria ,bancas e biblioteca;) 3 *Conhecer os usos e funções sociais da escrita na cultura escolar; ♥saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.O professor deve orientar o aluno quanto ao uso correto do material:pegar corretamente no lápis, manusear corretamente os livros e cadernos. ♥Desenvolver capacidades especificas para escrever:o aluno tem que entender que ele vaiescrever para ser lido. *atividades de exploração , observação e controledo uso dos materiais escolares de escrita.O uso do livro didáticoe do caderno. ♥Escrever-se na margem; ♥De cima para baixo; ♥ Da esquerda para a direita; ♥Ao final dalinha voltar para o inicio ; ♥Ensinara fazer a divisão silábica em final da linha-quandoa estiver adquirida a escrita alfabética; 2º EIXO-APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA CAPACIDADES ATIVIDADES 1 *Compreender as diferenças entrea escrita alfabética e outras formas gráficas; Atividades que proporciona compreendera diferença entre letras, números, sinais de pontuação/acentuação,símbolos, rabiscosetc... 3 *Dominar as convenções gráficas ♥Compreendera orientação e o alinhamento da escrita ; ♥compreender a funçãode segmentaçãodos espaços em brancos e da pontuação de final defrase. *Atividades que compreenda o sistema da escrita de cima para baixo , da direita para a esquerda. ♥Atividades que exploram a orientaçãoe o alinhamentoda escrita.ex: escrita de textos ♥Atividades que exploram a segmentação dos espaços em branco e da pontuação . Ex: escrita de textos, frases etc. 2 *Conhecer o alfabeto. ♥Compreender que tem letras que precisam da outra para formar o som . ♥Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras, a letra de forma maiúscula para a alfabetização. *Exercícios de apreensão do alfabeto ,identificação das letrase conhecimentoda ordem alfabética. ♥Identificar que um conjunto de letras forma um apalavra. ♥Apresentar aoaluno diferentes tipos de letra . 4 *Reconhecer unidades fonológicas como silabas,rimas,terminações de palavras, etc. ♥Identificarsons no inicio, meio e finalde palavras *Explorar as rimas, em diversas posições nas palavras , textos como a parlenda , poemas, cantigas etc. ♥Atividades de segmentação oral e escrita de palavras.ex: Realizar atividades lúdicas como”Lá vai a barquinha carregadinha de”....ou “ Macaco mandou falar”palavras que terminadasou iniciadas com uma determinada silaba; ♥Ler para os alunos par de palavras e pedir que digamquais pares combinam. ♥Ler uma seqüência de palavras e pedir que identifique a palavra que não combine; 5 *compreender a natureza alfabética do sistema da escrita. *Exercícios de observação e análise do valor e da posição das letrasnas palavras .o valor sonoro da letra na silaba.ex: BONECA- NENÉM 6 14 *Dominar relações entre fonemas e grafemas. ♥Dominar irregularidades e regularidades ortográficas. *Exercíciosde apreensão das relações entre grafemas e fonemas. ♥Escrita espontânea ou ditado de palavras. 3º EIXO-LEITURA ATITUDES E CAPACIDADES ATIVIDADES 10 *Desenvolver atitudes e disposições favoráveis á leitura. *Atividades como a escolha ,manuseio e leiturade livros ,jornais e revistas, na bibliotecada escola, orientados pelo professor ou bibliotecário. 9 15 13 *Desenvolver capacidades relativas aocódigo escrito necessárias a leitura. ♥Saber decodificar palavras e textos escrito(decifrar o que esta escrito). ♥Saber ler e reconhecer globalmente as palavras. *Atividades voltadas para o domíniodo sistema da escrita. ♥ Exercício com palavras embaralhadas . ♥Exercicio com palavras que ainda não sabe ler mas conhece de cor(coca-cola)ele é capaz de produzir outras palavras . Apresentar um textoonde o aluno reconhece globalmente palavras contidas nele e o significado das mesmas. 11 12 12 12 11 13 *Desenvolver capacidades necessárias á leitura com fluência e compreensão. ♥Anteciparconteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimentode seu suporte,seu gênero e da contextualização ;o aluno antecede o final da historia. ♥Levantar e confirmar hipótese relativas ao conteúdo do texto lido. ♥Buscarpistas textuais,intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas(fazerinferência)ampliando a compreensão. ♥Construir compreensãoglobal do texto lido,unificando e inter-relacionandoinformaçõesexplicitas e implícitas ,produzindo inferências :o aluno é capaz de resumir e recontar o texto lido. ♥Ler oralmente com fluência e expressividade. *Atividades que propõemque o aluno lê em entrelinhas como pedir paracontaro que vai acontecer em uma novela. ♥Atividades deantecipaçãode conteúdos de textos a serem lidos . ♥Atividades de levantamento e confirmação de hipóteserelativas ao conteúdo lido. ♥Atividades de exploração de pistas que auxiliem a ler nas entrelinhas e ampliar a compreensão . ♥Atividades voltadas para a compreensão global do texto lido:ex resumo, discussão de titulo. ♥Leitura oral fluente e expressiva pelo aluno. 4º EIXO-PRODUÇÃO ESCRITA CAPACIDADES ATIVIDADES 16 *Compreender e valorizar ouso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros: o aluno tem que ter objetivo para escrever. *Atividadesvoltadas para a compreensão e valorização do uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros. 18 18 *produzirtextos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos ,ao destinatários e ao contexto de circulação. ♥Ordenar e organizar o própriotexto de acordo com as convenções gráficas. ♥Escrever segundo o principio alfabético e as regras ortográficas. ♥Planejar e escrita do texto considerando o tema central . ♥Organizar os próprios textos segundoos padrões de composição usuais na sociedade. ♥Usar a variedade lingüística apropriada á produção , fazendo escolhas quanto ao vocabulário e agramática. ♥Usar recursos expressivos adequados ao gêneroe aos objetivos do texto. ♥Revisar e reelaborara própria escrita *Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita ,o aluno tem que saber o que dizer e como dizer. ♥Exercíciode escritafocalizando o uso das convenções gráficas((alinhamento, direção, espaços em branco,, pontuação de final de frase.) ♥Exercício de escritavoltados para o domínio do principio alfabético. ♥Exercíciosvoltados para o domínio das regras ortográficas. ♥Atividades voltadas para a organização composicional do texto (as partes do texto) ♥Atividades que focalizam a escolha da variedade lingüística apropriadas a situação de produção e de circulação(vocabulário e gramática) ♥Atividadesvoltadaspara o uso expressivode recursos lingüísticos adequados ao gênero e aos objetivos do texto. ♥Atividades de revisão e reelaboração do texto escrito. 5º EIXO-DESENVOLVIMENTODA ORALIDADE ATITUDES E CAPACIDADES ATIVIDADES *Participardas interações cotidianas em sala de aula * Atividades voltadas para o desenvolvimentode atitudede respeito e valorização da diversidade das formas de expressão oral . *Escutando com compreensão e atenção. *Deve aprender escutar com atenção e compreensão ,a darrespostas, opiniões e sugestõespertinentes nas discussões em sala de aula. *Expondo opiniões nos debatescomcolegas e o professor. Aprender que não se fala de qualquer jeito ,em qualquer lugar e hora,respeita a vez de falar e a do outro. . *Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada. *Atividadesde uso da língua falada em diferentes situações escolares, com o emprego da variedade lingüística adequada.saber falar bem e expor suas opiniões. *Planejar a fala em situações formais e realizar tarefas cujo o desenvolvimento dependa de escuta e compreensão *Atividades elaboras complanejamento usando recursos como cartazes ,transparências, filmes para saber ouvir e compreender o que falam. Postado por Alfabetizando com fantasia às 15:49 2 comentários Links para esta postagem terça-feira, 16 de fevereiro de 2010 HIPÓTESES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário