segunda-feira, 30 de abril de 2012
capacidades linguisticas
“PLANEJAR É DEFINIR O NECESSÁRIO E REALIZÁ-LO SEM QUE O IMEDIATO O SUFOQUE”
Planejamento -2010
1º EIXO-COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
CONHECIMENTOE CAPACIDADES
ATIVIDADES
10
*Conhecer ,utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
Atividades que abordam diferentes gêneros textuais(historias, noticias ,cartas propagandas etc)em diferentes suportes(livros, revistas, jornais, papel de carta, outdoors etc;)em diferentes espaços (livraria ,bancas e biblioteca;)
3
*Conhecer os usos e funções sociais da escrita na cultura escolar;
♥saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.O professor deve orientar o aluno quanto ao uso correto do material:pegar corretamente no lápis, manusear corretamente os livros e cadernos.
♥Desenvolver capacidades especificas para escrever:o aluno tem que entender que ele vaiescrever para ser lido.
*atividades de exploração , observação e controledo uso dos materiais escolares de escrita.O uso do livro didáticoe do caderno.
♥Escrever-se na margem;
♥De cima para baixo;
♥ Da esquerda para a direita;
♥Ao final dalinha voltar para o inicio ;
♥Ensinara fazer a divisão silábica em final da linha-quandoa estiver adquirida a escrita alfabética;
2º EIXO-APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA
CAPACIDADES
ATIVIDADES
1
*Compreender as diferenças entrea escrita alfabética e outras formas gráficas;
Atividades que proporciona compreendera diferença entre letras, números, sinais de pontuação/acentuação,símbolos, rabiscosetc...
3
*Dominar as convenções gráficas
♥Compreendera orientação e o alinhamento da escrita ;
♥compreender a funçãode segmentaçãodos espaços em brancos e da pontuação de final defrase.
*Atividades que compreenda o sistema da escrita de cima para baixo , da direita para a esquerda.
♥Atividades que exploram a orientaçãoe o alinhamentoda escrita.ex: escrita de textos
♥Atividades que exploram a segmentação dos espaços em branco e da pontuação .
Ex: escrita de textos, frases etc.
2
*Conhecer o alfabeto.
♥Compreender que tem letras que precisam da outra para formar o som .
♥Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras, a letra de forma maiúscula para a alfabetização.
*Exercícios de apreensão do alfabeto ,identificação das letrase conhecimentoda ordem alfabética.
♥Identificar que um conjunto de letras forma um apalavra.
♥Apresentar aoaluno diferentes tipos de letra .
4
*Reconhecer unidades fonológicas como silabas,rimas,terminações de palavras, etc.
♥Identificarsons no inicio, meio e finalde palavras
*Explorar as rimas, em diversas posições nas palavras , textos como a parlenda , poemas, cantigas etc.
♥Atividades de segmentação oral e escrita de palavras.ex: Realizar atividades lúdicas como”Lá vai a barquinha carregadinha de”....ou “ Macaco mandou falar”palavras que terminadasou iniciadas com uma determinada silaba;
♥Ler para os alunos par de palavras e pedir que digamquais pares combinam.
♥Ler uma seqüência de palavras e pedir que identifique a palavra que não combine;
5
*compreender a natureza alfabética do sistema da escrita.
*Exercícios de observação e análise do valor e da posição das letrasnas palavras .o valor sonoro da letra na silaba.ex: BONECA- NENÉM
6
14
*Dominar relações entre fonemas e grafemas.
♥Dominar irregularidades e regularidades ortográficas.
*Exercíciosde apreensão das relações entre grafemas e fonemas.
♥Escrita espontânea ou ditado de palavras.
3º EIXO-LEITURA
ATITUDES E CAPACIDADES
ATIVIDADES
10
*Desenvolver atitudes e disposições favoráveis á leitura.
*Atividades como a escolha ,manuseio e leiturade livros ,jornais e revistas, na bibliotecada escola, orientados pelo professor ou bibliotecário.
9
15
13
*Desenvolver capacidades relativas aocódigo escrito necessárias a leitura.
♥Saber decodificar palavras e textos escrito(decifrar o que esta escrito).
♥Saber ler e reconhecer globalmente as palavras.
*Atividades voltadas para o domíniodo sistema da escrita.
♥ Exercício com palavras embaralhadas .
♥Exercicio com palavras que ainda não sabe ler mas conhece de cor(coca-cola)ele é capaz de produzir outras palavras . Apresentar um textoonde o aluno reconhece globalmente palavras contidas nele e o significado das mesmas.
11
12
12
12
11
13
*Desenvolver capacidades necessárias á leitura com fluência e compreensão.
♥Anteciparconteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimentode seu suporte,seu gênero e da contextualização ;o aluno antecede o final da historia.
♥Levantar e confirmar hipótese relativas ao conteúdo do texto lido.
♥Buscarpistas textuais,intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas(fazerinferência)ampliando a compreensão.
♥Construir compreensãoglobal do texto lido,unificando e inter-relacionandoinformaçõesexplicitas e implícitas ,produzindo inferências :o aluno é capaz de resumir e recontar o texto lido.
♥Ler oralmente com fluência e expressividade.
*Atividades que propõemque o aluno lê em entrelinhas como pedir paracontaro que vai acontecer em uma novela.
♥Atividades deantecipaçãode conteúdos de textos a serem lidos .
♥Atividades de levantamento e confirmação de hipóteserelativas ao conteúdo lido.
♥Atividades de exploração de pistas que auxiliem a ler nas entrelinhas e ampliar a compreensão .
♥Atividades voltadas para a compreensão global do texto lido:ex resumo, discussão de titulo.
♥Leitura oral fluente e expressiva pelo aluno.
4º EIXO-PRODUÇÃO ESCRITA
CAPACIDADES
ATIVIDADES
16
*Compreender e valorizar ouso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros: o aluno tem que ter objetivo para escrever.
*Atividadesvoltadas para a compreensão e valorização do uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.
18
18
*produzirtextos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos ,ao destinatários e ao contexto de circulação.
♥Ordenar e organizar o própriotexto de acordo com as convenções gráficas.
♥Escrever segundo o principio alfabético e as regras ortográficas.
♥Planejar e escrita do texto considerando o tema central .
♥Organizar os próprios textos segundoos padrões de composição usuais na sociedade.
♥Usar a variedade lingüística apropriada á produção , fazendo escolhas quanto ao vocabulário e agramática.
♥Usar recursos expressivos adequados ao
gêneroe aos objetivos do texto.
♥Revisar e reelaborara própria escrita
*Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita ,o aluno tem que saber o que dizer e como dizer.
♥Exercíciode escritafocalizando o uso das convenções gráficas((alinhamento, direção, espaços em branco,, pontuação de final de frase.)
♥Exercício de escritavoltados para o domínio do principio alfabético.
♥Exercíciosvoltados para o domínio das regras ortográficas.
♥Atividades voltadas para a organização composicional do texto (as partes do texto)
♥Atividades que focalizam a escolha da variedade lingüística apropriadas a situação de produção e de circulação(vocabulário e gramática)
♥Atividadesvoltadaspara o uso expressivode recursos lingüísticos adequados ao gênero e aos objetivos do texto.
♥Atividades de revisão e reelaboração do texto escrito.
5º EIXO-DESENVOLVIMENTODA ORALIDADE
ATITUDES E CAPACIDADES
ATIVIDADES
*Participardas interações cotidianas em sala de aula
* Atividades voltadas para o desenvolvimentode atitudede respeito e valorização da diversidade das formas de expressão oral .
*Escutando com compreensão e atenção.
*Deve aprender escutar com atenção e compreensão ,a darrespostas, opiniões e sugestõespertinentes nas discussões em sala de aula.
*Expondo opiniões nos debatescomcolegas e o professor.
Aprender que não se fala de qualquer jeito ,em qualquer lugar e hora,respeita a vez de falar e a do outro.
.
*Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada.
*Atividadesde uso da língua falada em diferentes situações escolares, com o emprego da variedade lingüística adequada.saber falar bem e expor suas opiniões.
*Planejar a fala em situações formais e realizar tarefas cujo o desenvolvimento dependa de escuta e compreensão
*Atividades elaboras complanejamento usando recursos como cartazes ,transparências, filmes para saber ouvir e compreender o que falam.
Postado por Alfabetizando com fantasia às 15:49 2 comentários Links para esta postagem
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
HIPÓTESES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA
“PLANEJAR É DEFINIR O NECESSÁRIO E REALIZÁ-LO SEM QUE O IMEDIATO O SUFOQUE”
Planejamento -2010
1º EIXO-COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
CONHECIMENTOE CAPACIDADES
ATIVIDADES
10
*Conhecer ,utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
Atividades que abordam diferentes gêneros textuais(historias, noticias ,cartas propagandas etc)em diferentes suportes(livros, revistas, jornais, papel de carta, outdoors etc;)em diferentes espaços (livraria ,bancas e biblioteca;)
3
*Conhecer os usos e funções sociais da escrita na cultura escolar;
♥saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.O professor deve orientar o aluno quanto ao uso correto do material:pegar corretamente no lápis, manusear corretamente os livros e cadernos.
♥Desenvolver capacidades especificas para escrever:o aluno tem que entender que ele vaiescrever para ser lido.
*atividades de exploração , observação e controledo uso dos materiais escolares de escrita.O uso do livro didáticoe do caderno.
♥Escrever-se na margem;
♥De cima para baixo;
♥ Da esquerda para a direita;
♥Ao final dalinha voltar para o inicio ;
♥Ensinara fazer a divisão silábica em final da linha-quandoa estiver adquirida a escrita alfabética;
2º EIXO-APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA
CAPACIDADES
ATIVIDADES
1
*Compreender as diferenças entrea escrita alfabética e outras formas gráficas;
Atividades que proporciona compreendera diferença entre letras, números, sinais de pontuação/acentuação,símbolos, rabiscosetc...
3
*Dominar as convenções gráficas
♥Compreendera orientação e o alinhamento da escrita ;
♥compreender a funçãode segmentaçãodos espaços em brancos e da pontuação de final defrase.
*Atividades que compreenda o sistema da escrita de cima para baixo , da direita para a esquerda.
♥Atividades que exploram a orientaçãoe o alinhamentoda escrita.ex: escrita de textos
♥Atividades que exploram a segmentação dos espaços em branco e da pontuação .
Ex: escrita de textos, frases etc.
2
*Conhecer o alfabeto.
♥Compreender que tem letras que precisam da outra para formar o som .
♥Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras, a letra de forma maiúscula para a alfabetização.
*Exercícios de apreensão do alfabeto ,identificação das letrase conhecimentoda ordem alfabética.
♥Identificar que um conjunto de letras forma um apalavra.
♥Apresentar aoaluno diferentes tipos de letra .
4
*Reconhecer unidades fonológicas como silabas,rimas,terminações de palavras, etc.
♥Identificarsons no inicio, meio e finalde palavras
*Explorar as rimas, em diversas posições nas palavras , textos como a parlenda , poemas, cantigas etc.
♥Atividades de segmentação oral e escrita de palavras.ex: Realizar atividades lúdicas como”Lá vai a barquinha carregadinha de”....ou “ Macaco mandou falar”palavras que terminadasou iniciadas com uma determinada silaba;
♥Ler para os alunos par de palavras e pedir que digamquais pares combinam.
♥Ler uma seqüência de palavras e pedir que identifique a palavra que não combine;
5
*compreender a natureza alfabética do sistema da escrita.
*Exercícios de observação e análise do valor e da posição das letrasnas palavras .o valor sonoro da letra na silaba.ex: BONECA- NENÉM
6
14
*Dominar relações entre fonemas e grafemas.
♥Dominar irregularidades e regularidades ortográficas.
*Exercíciosde apreensão das relações entre grafemas e fonemas.
♥Escrita espontânea ou ditado de palavras.
3º EIXO-LEITURA
ATITUDES E CAPACIDADES
ATIVIDADES
10
*Desenvolver atitudes e disposições favoráveis á leitura.
*Atividades como a escolha ,manuseio e leiturade livros ,jornais e revistas, na bibliotecada escola, orientados pelo professor ou bibliotecário.
9
15
13
*Desenvolver capacidades relativas aocódigo escrito necessárias a leitura.
♥Saber decodificar palavras e textos escrito(decifrar o que esta escrito).
♥Saber ler e reconhecer globalmente as palavras.
*Atividades voltadas para o domíniodo sistema da escrita.
♥ Exercício com palavras embaralhadas .
♥Exercicio com palavras que ainda não sabe ler mas conhece de cor(coca-cola)ele é capaz de produzir outras palavras . Apresentar um textoonde o aluno reconhece globalmente palavras contidas nele e o significado das mesmas.
11
12
12
12
11
13
*Desenvolver capacidades necessárias á leitura com fluência e compreensão.
♥Anteciparconteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimentode seu suporte,seu gênero e da contextualização ;o aluno antecede o final da historia.
♥Levantar e confirmar hipótese relativas ao conteúdo do texto lido.
♥Buscarpistas textuais,intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas(fazerinferência)ampliando a compreensão.
♥Construir compreensãoglobal do texto lido,unificando e inter-relacionandoinformaçõesexplicitas e implícitas ,produzindo inferências :o aluno é capaz de resumir e recontar o texto lido.
♥Ler oralmente com fluência e expressividade.
*Atividades que propõemque o aluno lê em entrelinhas como pedir paracontaro que vai acontecer em uma novela.
♥Atividades deantecipaçãode conteúdos de textos a serem lidos .
♥Atividades de levantamento e confirmação de hipóteserelativas ao conteúdo lido.
♥Atividades de exploração de pistas que auxiliem a ler nas entrelinhas e ampliar a compreensão .
♥Atividades voltadas para a compreensão global do texto lido:ex resumo, discussão de titulo.
♥Leitura oral fluente e expressiva pelo aluno.
4º EIXO-PRODUÇÃO ESCRITA
CAPACIDADES
ATIVIDADES
16
*Compreender e valorizar ouso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros: o aluno tem que ter objetivo para escrever.
*Atividadesvoltadas para a compreensão e valorização do uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.
18
18
*produzirtextos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos ,ao destinatários e ao contexto de circulação.
♥Ordenar e organizar o própriotexto de acordo com as convenções gráficas.
♥Escrever segundo o principio alfabético e as regras ortográficas.
♥Planejar e escrita do texto considerando o tema central .
♥Organizar os próprios textos segundoos padrões de composição usuais na sociedade.
♥Usar a variedade lingüística apropriada á produção , fazendo escolhas quanto ao vocabulário e agramática.
♥Usar recursos expressivos adequados ao
gêneroe aos objetivos do texto.
♥Revisar e reelaborara própria escrita
*Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita ,o aluno tem que saber o que dizer e como dizer.
♥Exercíciode escritafocalizando o uso das convenções gráficas((alinhamento, direção, espaços em branco,, pontuação de final de frase.)
♥Exercício de escritavoltados para o domínio do principio alfabético.
♥Exercíciosvoltados para o domínio das regras ortográficas.
♥Atividades voltadas para a organização composicional do texto (as partes do texto)
♥Atividades que focalizam a escolha da variedade lingüística apropriadas a situação de produção e de circulação(vocabulário e gramática)
♥Atividadesvoltadaspara o uso expressivode recursos lingüísticos adequados ao gênero e aos objetivos do texto.
♥Atividades de revisão e reelaboração do texto escrito.
5º EIXO-DESENVOLVIMENTODA ORALIDADE
ATITUDES E CAPACIDADES
ATIVIDADES
*Participardas interações cotidianas em sala de aula
* Atividades voltadas para o desenvolvimentode atitudede respeito e valorização da diversidade das formas de expressão oral .
*Escutando com compreensão e atenção.
*Deve aprender escutar com atenção e compreensão ,a darrespostas, opiniões e sugestõespertinentes nas discussões em sala de aula.
*Expondo opiniões nos debatescomcolegas e o professor.
Aprender que não se fala de qualquer jeito ,em qualquer lugar e hora,respeita a vez de falar e a do outro.
.
*Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada.
*Atividadesde uso da língua falada em diferentes situações escolares, com o emprego da variedade lingüística adequada.saber falar bem e expor suas opiniões.
*Planejar a fala em situações formais e realizar tarefas cujo o desenvolvimento dependa de escuta e compreensão
*Atividades elaboras complanejamento usando recursos como cartazes ,transparências, filmes para saber ouvir e compreender o que falam.
Postado por Alfabetizando com fantasia às 15:49 2 comentários Links para esta postagem
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
HIPÓTESES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA
“PLANEJAR É DEFINIR O NECESSÁRIO E REALIZÁ-LO SEM QUE O IMEDIATO O SUFOQUE”
Planejamento -2010
1º EIXO-COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA
CONHECIMENTOE CAPACIDADES
ATIVIDADES
10
*Conhecer ,utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade;
Atividades que abordam diferentes gêneros textuais(historias, noticias ,cartas propagandas etc)em diferentes suportes(livros, revistas, jornais, papel de carta, outdoors etc;)em diferentes espaços (livraria ,bancas e biblioteca;)
3
*Conhecer os usos e funções sociais da escrita na cultura escolar;
♥saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.O professor deve orientar o aluno quanto ao uso correto do material:pegar corretamente no lápis, manusear corretamente os livros e cadernos.
♥Desenvolver capacidades especificas para escrever:o aluno tem que entender que ele vaiescrever para ser lido.
*atividades de exploração , observação e controledo uso dos materiais escolares de escrita.O uso do livro didáticoe do caderno.
♥Escrever-se na margem;
♥De cima para baixo;
♥ Da esquerda para a direita;
♥Ao final dalinha voltar para o inicio ;
♥Ensinara fazer a divisão silábica em final da linha-quandoa estiver adquirida a escrita alfabética;
2º EIXO-APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA
CAPACIDADES
ATIVIDADES
1
*Compreender as diferenças entrea escrita alfabética e outras formas gráficas;
Atividades que proporciona compreendera diferença entre letras, números, sinais de pontuação/acentuação,símbolos, rabiscosetc...
3
*Dominar as convenções gráficas
♥Compreendera orientação e o alinhamento da escrita ;
♥compreender a funçãode segmentaçãodos espaços em brancos e da pontuação de final defrase.
*Atividades que compreenda o sistema da escrita de cima para baixo , da direita para a esquerda.
♥Atividades que exploram a orientaçãoe o alinhamentoda escrita.ex: escrita de textos
♥Atividades que exploram a segmentação dos espaços em branco e da pontuação .
Ex: escrita de textos, frases etc.
2
*Conhecer o alfabeto.
♥Compreender que tem letras que precisam da outra para formar o som .
♥Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras, a letra de forma maiúscula para a alfabetização.
*Exercícios de apreensão do alfabeto ,identificação das letrase conhecimentoda ordem alfabética.
♥Identificar que um conjunto de letras forma um apalavra.
♥Apresentar aoaluno diferentes tipos de letra .
4
*Reconhecer unidades fonológicas como silabas,rimas,terminações de palavras, etc.
♥Identificarsons no inicio, meio e finalde palavras
*Explorar as rimas, em diversas posições nas palavras , textos como a parlenda , poemas, cantigas etc.
♥Atividades de segmentação oral e escrita de palavras.ex: Realizar atividades lúdicas como”Lá vai a barquinha carregadinha de”....ou “ Macaco mandou falar”palavras que terminadasou iniciadas com uma determinada silaba;
♥Ler para os alunos par de palavras e pedir que digamquais pares combinam.
♥Ler uma seqüência de palavras e pedir que identifique a palavra que não combine;
5
*compreender a natureza alfabética do sistema da escrita.
*Exercícios de observação e análise do valor e da posição das letrasnas palavras .o valor sonoro da letra na silaba.ex: BONECA- NENÉM
6
14
*Dominar relações entre fonemas e grafemas.
♥Dominar irregularidades e regularidades ortográficas.
*Exercíciosde apreensão das relações entre grafemas e fonemas.
♥Escrita espontânea ou ditado de palavras.
3º EIXO-LEITURA
ATITUDES E CAPACIDADES
ATIVIDADES
10
*Desenvolver atitudes e disposições favoráveis á leitura.
*Atividades como a escolha ,manuseio e leiturade livros ,jornais e revistas, na bibliotecada escola, orientados pelo professor ou bibliotecário.
9
15
13
*Desenvolver capacidades relativas aocódigo escrito necessárias a leitura.
♥Saber decodificar palavras e textos escrito(decifrar o que esta escrito).
♥Saber ler e reconhecer globalmente as palavras.
*Atividades voltadas para o domíniodo sistema da escrita.
♥ Exercício com palavras embaralhadas .
♥Exercicio com palavras que ainda não sabe ler mas conhece de cor(coca-cola)ele é capaz de produzir outras palavras . Apresentar um textoonde o aluno reconhece globalmente palavras contidas nele e o significado das mesmas.
11
12
12
12
11
13
*Desenvolver capacidades necessárias á leitura com fluência e compreensão.
♥Anteciparconteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimentode seu suporte,seu gênero e da contextualização ;o aluno antecede o final da historia.
♥Levantar e confirmar hipótese relativas ao conteúdo do texto lido.
♥Buscarpistas textuais,intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas(fazerinferência)ampliando a compreensão.
♥Construir compreensãoglobal do texto lido,unificando e inter-relacionandoinformaçõesexplicitas e implícitas ,produzindo inferências :o aluno é capaz de resumir e recontar o texto lido.
♥Ler oralmente com fluência e expressividade.
*Atividades que propõemque o aluno lê em entrelinhas como pedir paracontaro que vai acontecer em uma novela.
♥Atividades deantecipaçãode conteúdos de textos a serem lidos .
♥Atividades de levantamento e confirmação de hipóteserelativas ao conteúdo lido.
♥Atividades de exploração de pistas que auxiliem a ler nas entrelinhas e ampliar a compreensão .
♥Atividades voltadas para a compreensão global do texto lido:ex resumo, discussão de titulo.
♥Leitura oral fluente e expressiva pelo aluno.
4º EIXO-PRODUÇÃO ESCRITA
CAPACIDADES
ATIVIDADES
16
*Compreender e valorizar ouso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros: o aluno tem que ter objetivo para escrever.
*Atividadesvoltadas para a compreensão e valorização do uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.
18
18
*produzirtextos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos ,ao destinatários e ao contexto de circulação.
♥Ordenar e organizar o própriotexto de acordo com as convenções gráficas.
♥Escrever segundo o principio alfabético e as regras ortográficas.
♥Planejar e escrita do texto considerando o tema central .
♥Organizar os próprios textos segundoos padrões de composição usuais na sociedade.
♥Usar a variedade lingüística apropriada á produção , fazendo escolhas quanto ao vocabulário e agramática.
♥Usar recursos expressivos adequados ao
gêneroe aos objetivos do texto.
♥Revisar e reelaborara própria escrita
*Atividades voltadas para o domínio do sistema da escrita ,o aluno tem que saber o que dizer e como dizer.
♥Exercíciode escritafocalizando o uso das convenções gráficas((alinhamento, direção, espaços em branco,, pontuação de final de frase.)
♥Exercício de escritavoltados para o domínio do principio alfabético.
♥Exercíciosvoltados para o domínio das regras ortográficas.
♥Atividades voltadas para a organização composicional do texto (as partes do texto)
♥Atividades que focalizam a escolha da variedade lingüística apropriadas a situação de produção e de circulação(vocabulário e gramática)
♥Atividadesvoltadaspara o uso expressivode recursos lingüísticos adequados ao gênero e aos objetivos do texto.
♥Atividades de revisão e reelaboração do texto escrito.
5º EIXO-DESENVOLVIMENTODA ORALIDADE
ATITUDES E CAPACIDADES
ATIVIDADES
*Participardas interações cotidianas em sala de aula
* Atividades voltadas para o desenvolvimentode atitudede respeito e valorização da diversidade das formas de expressão oral .
*Escutando com compreensão e atenção.
*Deve aprender escutar com atenção e compreensão ,a darrespostas, opiniões e sugestõespertinentes nas discussões em sala de aula.
*Expondo opiniões nos debatescomcolegas e o professor.
Aprender que não se fala de qualquer jeito ,em qualquer lugar e hora,respeita a vez de falar e a do outro.
.
*Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade lingüística adequada.
*Atividadesde uso da língua falada em diferentes situações escolares, com o emprego da variedade lingüística adequada.saber falar bem e expor suas opiniões.
*Planejar a fala em situações formais e realizar tarefas cujo o desenvolvimento dependa de escuta e compreensão
*Atividades elaboras complanejamento usando recursos como cartazes ,transparências, filmes para saber ouvir e compreender o que falam.
Postado por Alfabetizando com fantasia às 15:49 2 comentários Links para esta postagem
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
HIPÓTESES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário